Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2018

«Os Piratas - Teatro», de Manuel António Pina

 

E se, de repente, te visses a bordo de um navio de piratas? Não fazes ideia de como foste lá parar, só sabes que tens de salvar a tua mãe, mas o Capitão toma-te por um dos seus grumetes… No meio do desespero, acordas e pensas que tudo não passou de um terrível pesadelo. Mas logo te apercebes que ainda trazes na cabeça o lenço vermelho de pirata… Terá sido sonho ou realidade?

19731807_832052210302135_7191558426680090369_n.png

Hoje, dia 7 de fevereiro, foi dia para mais uma ida ao teatro.

Desta vez, juntamente com as turmas do Agrupamento de Escolas Templários, os nossos alunos de 6º ano  da EDNAP deslocaram-se ao Cineteatro Paraíso para, pelas 10h30, assistirem à apresentação da peça Os Piratas, pelo grupo de teatro Caixa de Palco.

Um Cineteatro cheio de crianças e jovens, cerca de 300, acompanhados pelos seus professores, puderam ver a adaptação da obra de Manuel António Pina pela companhia de teatro “Caixa de Palco”.

A apresentação da obra, que integra o Plano Nacional de Leitura e é de leitura obrigatória para o 6º ano de escolaridade, só foi possível graças à parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, o Município e a Rede de Bibliotecas de Tomar. Visou, sobretudo, “aproximar* os alunos à obra literária, trazendo-a até eles, procurando captar a sua atenção através de, neste caso, a adaptação da obra numa peça em que o público e os artistas interagem e se divertem, absorvendo a mensagem e vendo em si despertada a curiosidade pela leitura”.

Imagem3.jpg

 

 

Imagem2.jpg

Imagem1.jpg

No final, os atores da Caixa do Palco deixaram-nos algumas prendas, escolhidas com bastante cuidado, como se pode confirmar pela fotografia abaixo apresentada.

Agradecemos à Caixa de Palco uma manhã tão bem passada, bem como a todos os professores que a tornaram possível.

20180207_121802.jpg

 

* Houve alunos que não só estiveram próximos da obra literária  como estiveram "dentro da peça", no palco!

Fontes consultadas:

http://visao.sapo.pt/visaojunior/

https://www.facebook.com/caixadepalco/posts/904221943085161 

https://www.fnac.pt/Os-Piratas-Teatro-Manuel-Antonio-Pina/a792749

 

 

publicado por essmo-becre às 23:37
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Esta edição segue o estabelecimento de texto efectuado por Gastão Cruz e Teresa Belo. A revisão de texto agora concluída obedece às normas ortográficas vigentes, excepto nos casos em que as opções do autor são um desvio intencional a essas normas, passando o presente volume a constituir a edição de referência da poesia de Ruy Belo. Respeitou-se o critério de iniciais maiúsculas e minúsculas usado nas últimas edições de cada livro publicadas em vida do Autor. Os textos publicados em "Os Poucos Poderes", a que o autor não atribuiu a designação de poemas, mas de «legendas em verso», serão parte de uma edição autónoma. «O poeta, sensível e até mais sensível porventura que os outros homens, imolou o coração à palavra, fugiu da autobiografia, tentou evitar a todo o custo a vida privada. Ai dele se não desceu à rua, se não sujou as mãos nos problemas do seu tempo, mas ai dele também se, sem esperar por uma imortalidade rotundamente incompatível com a sua condição mortal, não teve sempre os olhos postos no futuro, no dia de amanhã, quando houver mais justiça, mais beleza sobre esta terra sob a qual jazerá, finalmente tranquilo, finalmente pacífico, finalmente adormecido, finalmente senhor e súbdito do silêncio que em vão tentou apreender com palavras, finalmente disponível não já tanto para o som dos sinos como para o som dos guizos e chocalhos dos animais que comem a erva que afinal pôde crescer no solo que ele, apodrecendo, adubou com o seu corpo merecidamente morto e sepultado.» Fonte: www.fnac.pt

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia Mundial do Teatro

. Dia Mundial da Água

. 21 de março - Dia Mundial...

. ...

. Dia do Pai

. Dia Mundial dos Direitos ...

. AENSM encerrado

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
16
17
18
20
23
24
25
26
28
29
30
31

.tags

. todas as tags