Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Galileu Galilei

300px-Galileo_before_the_Holy_Office.jpg

 

 

E pur si muove!” "E no entanto, ela move-se!" - a famosa frase que terá sido proferida por Galileu Galilei quando do seu julgamento perante a Inquisição e após ver-se obrigado a abjurar o heliocentrismo.

Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei, mais conhecido por Galileu Galilei,  nasceu a 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, Itália,  foi matemático, astrónomo e físico italiano.

É considerado o fundador do método experimental. Descobriu a lei da aceleração uniforme da queda dos corpos e a lei do isocronismo das pequenas oscilações do pêndulo, entre outras, tendo conseguido traduzi-las matematicamente. Publicou a obra Tratado das Esferas.

Tendo ouvido falar da invenção do telescópio, Galileu desenvolveu um método de ajuste de lentes que lhe permitiu construir e usar esse instrumento na observação astronómica.

Graças a essa adaptação, constatou que a superfície da Lua não era plana, como se supunha, mas irregular, observou que a Via Láctea era composta de estrelas, e descobriu e nomeou os satélites de Júpiter.

As observações que publicou em Siderius Nuncius foram muito criticadas pelos astrónomos ligados às ideias de Cláudio Ptolomeu.

Galileu abraçou publicamente a teoria copernicana de um universo heliocêntrico e de uma Terra móvel, o que lhe valeu numerosas críticas, nomeadamente por tais noções serem contrárias àquelas presentes na Bíblia.

Por esse motivo, Galileu foi julgado e condenado em 1633, e teve de abjurar perante a Inquisição.

Saiba mais sobre Galileu Galilei aqui, neste artigo da Revista de Ciência Elementar, da Casa das Ciências

Fonte: 

Galileu Galilei in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-02-15 19:52:06]. Disponível na Internet: