Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla
O Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla celebra-se todos os anos no dia 4 de dezembro.
A data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.
O QUE É
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, [supostamente] autoimune, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central. Afeta particularmente a mielina (uma bainha que rodeia, alimenta, protege e isola eletricamente as extensões dos neurónios permitindo a rápida transmissão de impulsos).
O mecanismo da doença assenta num erro do sistema imunitário que leva a que a mielina seja considerada como um corpo estranho e seja atacada. A EM manifesta-se de diferentes formas pelo que cada diagnóstico é único.
A diversidade de sintomas e a ausência de indicadores específicos dificultam o diagnóstico.
Este é feito com base na observação de sintomas clínicos, imagens de ressonância magnética que permitem visualizar as lesões (cicatrizes das zonas de ataque à mielina/ inflamação) e elementos biológicos: análises do líquido cefalorraquidiano (que envolve o sistema nervoso central) recolhido por punção lombar.
A doença surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afeta com maior incidência as mulheres. Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
Sintomas mais comuns da Esclerose Múltipla
- Alterações da sensibilidade
- Fadiga
- Dor
- Alterações urinárias e intestinais
- Alterações cognitivas
- Alteração de humor e depressão
- Perda da força muscular nos braços e nas pernas
- Neurite ótica
A esclerose múltipla é uma doença que dura uma vida; é uma doença que não tem cura, embora existam tratamentos que contribuem para atenuar sintomas e diminuir a sua progressão.
Fontes:
https://spem.pt/esclerose-multipla/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-nacional-da-pessoa-com-esclerose-multipla/