Segunda-feira, 7 de Abril de 2014

Dia Mundial da Saúde 2014

World Health Day 2014 banner

 

 

 

O Dia Mundial da Saúde, que se comemora no dia 7 de abril, é dedicado este ano às doenças transmitidas por vetores.

Os vetores são, sobretudo, artrópodes que transmitem a infeção através de picada quando eles próprios são portadores de agentes patogénicos, como vírus e parasitas. Os mais comuns são os mosquitos (de várias espécies), mosca da areia (flebótomos) e carraças (ixodídeos). Apenas uma picada pode transmitir doenças tais como malária, dengue, chikungunya, febre do Nilo Ocidental, leishmaniose, doença de Lyme, febre-amarela, encefalite japonesa, entre outras.

A Organização Mundial da Saúde considera que as doenças transmitidas por vetores como a malária (paludismo), dengue, febre-amarela, entre outras, são de preocupação para a saúde a nível mundial, pois mais de metade da população está em risco. Apesar destas doenças ocorrerem habitualmente em áreas tropicais e subtropicais (ou em locais em que o acesso à água potável ou o saneamento básico possam constituir um problema), nos últimos anos tem-se assistido à sua disseminação para outras áreas geográficas.

Esta propagação pode ser facilitada por vários fatores, nomeadamente o aumento das viagens e comércio internacional, a introdução de novas práticas agrícolas, o aumento da mobilização da população da região rural para urbana e sobretudo as alterações climáticas, em particular as questões ligadas ao aquecimento global. 

A possibilidade de (re)introdução de algumas destas doenças na Europa tornou-se evidente  com o recente surto de dengue que ocorreu em finais de 2012 na Ilha da Madeira, que obrigou a uma resposta integrada das autoridades de saúde daquela Região. As doenças transmitidas por vetores podem ser graves, levando muitas vezes à morte.

A investigação sobre a prevenção e o tratamento destas doenças tem preocupado, por isso, governos e cientistas a nível mundial, com progressos assinaláveis nalgumas delas. O lema da OMS ”medidas simples para se proteger a si e à sua família” pretende promover o uso de repelentes ou roupas que cubram a maior parte do corpo, o uso de redes protetoras nas janelas e portas, a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos, tais como recipientes com água, ou a administração de vacina, quando adequado e disponível (febre amarela, principalmente).

A divulgação de informação específica relativa a medidas de proteção individual e prevenção da multiplicação de vetores (mosquitos) é uma das estratégias da OMS para o Dia Mundial da Saúde.

 

 

https://www.dgs.pt/

 

 

 

 

publicado por essmo-becre às 02:09
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags