Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

DIA MUNDIAL DA OBESIDADE: 4 DE MARÇO

diamundialobesidade.jpg

Data pretende sensibilizar para a doença e implicações na saúde.

O tema escolhido pela World Obesity Federation ( Federação Mundial da Obesidade) para celebrar este dia em 2021 foi “ Every body needs everybody”, através do qual se destaca que a obesidade é uma doença e deve ser tratada como tal.

Todos nós temos um papel a desempenhar no apoio e defesa das pessoas que vivem com obesidade. Devemos reconhecer que todo corpo é importante se quisermos construir um mundo mais saudável para todos.

 

 

Mais de metade dos portugueses (67,6%), acima dos 15 anos, têm excesso de peso ou são obesos. São dados divulgados no relatório Health at a Glance, que colocam Portugal no quarto lugar da lista dos países da OCDE com mais obesos.

São números pouco animadores, apesar dos progressos registados na última década.

 

Segundo o COSI 2019, um estudo coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, a percentagem de crianças com excesso de peso, caiu de 37,9%, em 2008, para 29,6%, em 2019.

Os Açores registaram a maior descida, mas continuam à frente como a região do país com maior prevalência de excesso de peso infantil, com uma em cada três crianças com peso a mais.

O mesmo estudo mostrou também que a obesidade infantil aumenta com a idade.

Aos seis anos 10,8% das crianças portuguesas sofrem de obesidade, uma taxa que sobe para os 15,3% aos oito anos.

Entre homens e mulheres também existem diferenças.

O 1º Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF 2015) revelou que a prevalência de excesso de peso era maior entre o sexo masculino (45,4%) e menor entre o sexo feminino (32,1%).

As conclusões obtidas neste inquérito, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mostraram ainda que os adultos com idades compreendidas entre os 45 e os 54 anos são os mais afetados pelo excesso de peso, e que a obesidade afeta 41,8% dos portugueses entre os 65 e os 74 anos.

 

 

Fontes:

https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/03/04/dia-mundial-da-obesidade-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-mundial-da-obesidade-2

https://www.spedm.pt/spedm/dia-mundial-da-obesidade-4-de-marco/

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.