Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017

Dia Mundial da Filosofia

dia da filosofia

Publicado em: novembro 15, 2017

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO

por ocasião do Dia Mundial da Filosofia

16 de novembro de 2017

A filosofia é uma disciplina apaixonante, é também uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades. Ao permitir a descoberta da diversidade das correntes intelectuais no mundo, a filosofia estimula o diálogo intercultural. Ao despertar mentes para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, a filosofia contribui para a construção de uma sociedade mais tolerante e respeitadora.

Para a UNESCO, é também uma forma de promover o potencial criativo da humanidade e de fazer emergir novas ideias. A filosofia cria condições intelectuais de mudança, de desenvolvimento sustentável e de paz.

A Conferência Mundiais das Humanidades, que teve lugar na Bélgica em agosto de 2017, delineou linhas orientadoras para o ensino das Humanidades. A UNESCO partilha esta visão, destacando novas práticas que, nos últimos anos, revolucionaram esta disciplina, junto dos mais jovens, incluindo fora das escolas, nos novos media, e também a forma como os filósofos atualmente utilizam o desenho, a música e a cultura visual.

Pascal escreveu “O Homem é apenas um junco (…), mas um junco que pensa. (…) Toda a nossa dignidade consiste, portanto, no pensamento”. Ainda hoje, a filosofia é um baluarte contra a limitação de opiniões, uma forma de cultivar a distância crítica face saturação da informação e à retórica simplista que procura colocar as culturas umas contra as outras. Existe uma necessidade urgente de filosofia. Esta não nos dá respostas, mas permite-nos fazer as perguntas certas. Convida-nos, nas palavras do poeta Rabindranath Tagore, a “emergir dos limites da nossa sensibilidade e visão mental para uma maior liberdade”. A oportunidade deve ser aproveitada, apelo assim a todos os Estados-membros para que alimentem esta mensagem, que está no cerne do mandato da UNESCO.

Audrey Azoulay

 

 

Fonte: https://www.unescoportugal.mne.pt/pt/noticias/dia-mundial-da-filosofia-2

publicado por essmo-becre às 11:35
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

Como consultar o catálogo

.Sugestões

No 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018), Portugal deve adotar uma Agenda Nacional de Direitos Humanos para o novo século. «Os primeiros anos do século XXI mostram que os direitos humanos não são nada de garantido e definitivo. Por todo o lado assistimos a retrocessos. Vemo-lo, por exemplo, nos Estados Unidos e em França, onde muitos dos grandes e inegáveis progressos das últimas décadas estão agora em risco. Em numerosos países, os direitos humanos são há muito comprimidos ou sacrificados em nome de outros valores tomados por superiores; noutros casos, são abusivamente instrumentalizados por agentes não estatais, como as grandes empresas digitais. Com base na minha formação académica e na minha experiência profissional, quer como jornalista quer como diretora executiva da Amnistia Internacional em Portugal de 2012 a 2016, acompanhei de perto alguns destes temas e tive oportunidade de intervir em alguns casos que aqui relato. Neste livro, proponho uma reflexão séria e atual sobre algumas destas questões.» Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Gostava de ler um livro e...

. Quer viver mais anos? Lei...

. Acordo Fotográfico

. Declaração Universal dos ...

. 70 anos da Declaração Uni...

. 70 anos da Declaração Uni...

. O bem que faz ler um livr...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Dezembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags