Segunda-feira, 7 de Setembro de 2015

Dia Internacional da Literacia e Semana da Literacia 2015

UNESCO-DI Literacia2015.jpg

Em 2015, a UNESCO, definiu como tema do Dia Internacional da Literacia (8 de setembro) “Literacia e Sociedades Sustentáveis”, considerando a literacia como um factor chave para o desenvolvimento sustentável.

As competências de literacia constituem pré-requisitos essenciais para uma aprendizagem mais ampla de modo a alcançar conhecimentos, aptidões, atitudes e valores universais e considerados fundamentais para a criação de sociedades sustentáveis. Do mesmo modo, o progresso em áreas de desenvolvimento sustentátel, como a saúde ou a agricultura, estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento de competências de literacia.

A celebração do Dia Internacional da Literacia, será este ano dedicado à criação de parcerias e sinergias entre a literacia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que serão aprovados durante a 70ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Setembro de 2015, e onde constam também as recomendações da IFLA.

literacy-212x300.jpg

 Também este ano, a ELINET (European Literacya Policy Network), criou a Semana da Literacia como forma de alertar para a necessidade de tomar medidas que permitam aumentar os níveis de literacia.

De 8 a 17 de Setembro, decorre por toda a europa a “Semana da Literacia 2015″ que inclui diversos eventos em bibliotecas e escolas, um concurso para eleger a melhor iniciativa e a realização de uma conferência em Bruxelas no último dia.

Esta iniciativa tem como objetivo alertar a sociedade e os decisores políticos para os baixos níveis de literacia verificados no continente europeu, através de um estudo recente, e iniciar um movimento de instituições e individuos interessados em dar o seu contributo na resolução deste problema.

 

 

 

Fonte: http://www.bad.pt/

publicado por essmo-becre às 22:26
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Sugestões

Quando referimos o património cultural, há a tentação de pensar que falamos de antigualhas, de coisas do passado, irremediavelmente perdidas. Puro engano! Referimo-nos à memória viva, seja referida a monumentos, sítios, tradições, seja constituída por acervos de museus, bibliotecas e arquivos. Tratamos de conhecimentos ou de expressões da criatividade humana... Ter memória é, assim, respeitarmo-nos. Cuidar do que recebemos é dar atenção, é não deixar ao abandono. Daí a presente obra procure aliar a ideia de peregrinação, no sentido da demanda de outros lugares e de outras gentes, através da sua história, como se já fizera em "Na Senda de Fernão Mendes", à memória da cultura e da língua portuguesa, como língua de várias culturas e cultura de várias línguas. Neste Ano Europeu do Património Cultural trata-se de um apelo a que a cultura seja compromisso, cuidado, atenção e conhecimento. Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.Junho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.links

.Música

.posts recentes

. Galileo Galilei

. Dia Mundial do Ambiente

. 5 de junho: dia do meio a...

. Assim afeta o sono o rend...

. Reforma de 2018 das regra...

. Prémio Escolar AEPC 2018

. Dia da Europa 2018

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.tags

. todas as tags