Dia Internacional da Língua Materna
O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado pela UNESCO em 1999 [...]. Com esta efeméride pretende-se preservar e proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.
O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em todos os países membros da UNESCO, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.
Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.
Para 2017, a UNESCO escolheu o tema "Towards Sustainable Futures through Multilingual Education", "Rumo a futuros sustentáveis através da educação multilíngue".
A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.