Sábado, 2 de Maio de 2015

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa

O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa celebra-se a 3 de maio,já desde o ano de 1993.

Este Dia tem como objetivos:

  • Promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa
  • Combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa
  • Lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão
  • Prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou foram assassinados por organizações terroristas

Todos os anos vários jornalistas são capturados e mantidos prisioneiros em diversas regiões do mundo, com destaque para os países onde vigoram regimes ditatoriais.

A associação Repórteres Sem Fronteiras desenvolve esforços para proteger os profissionais de comunicação social em todo o mundo e alertar para os perigos a que estão sujeitos no desempenho do seu trabalho.

Adaptado de http://www.calendarr.com/portugal/

 

brz_ci_dia_liberdade_imprensa_2011.JPGAinda segundo a UNESCO, pretende-se que "todos os povos gozem dos direitos fundamentais de liberdade de opinião e expressão. Esses direitos são essenciais para a democracia, a transparência, a responsabilidade e o Estado de Direito. Eles são vitais para a dignidade humana, o progresso social e o desenvolvimento inclusivo.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa destaca a importância dos meios de comunicação independentes, livres e pluralistas para proteger e promover esses direitos. O jornalismo fornece uma plataforma para discussão informada por meio de uma ampla gama de questões de desenvolvimento - dos desafios ambientais e progresso científico à igualdade de género, o engajamento da juventude e a construção da paz. Somente quando os jornalistas têm liberdade de monitorar, investigar e criticar políticas e ações, pode existir boa governança."

Adaptado de http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/

 

 

 

publicado por essmo-becre às 23:03
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Toda a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em nova edição, com inéditos da autora. A presente edição reúne toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. O presente volume inclui alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional. [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. A Água, a poesia e a flor...

. Dia Mundial da Poesia em ...

. DIA MUNDIAL DA POESIA 201...

. "Navegações" de Sophia d...

. Dia mundial da poesia | ...

. CNC assinala ao longo do ...

. Ativismo - Amnistia Inter...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags