O Dia dos Direitos Humanos, que se celebra anualmente a 10 de dezembro, assinala a data em que, no ano de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este documento, que surgiu três anos após o término da II Guerra Mundial, enumera os direitos humanos que devem assistir a todos/as os/as cidadãos/ãs.
A declaração, criada com o objetivo de promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da Grande Guerra, estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos. Desde então, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tornou-se o documento mais traduzido do mundo (em mais de 500 idiomas) e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias.A data visa homenagear o empenho e dedicação de todas as pessoas que defendem os direitos humanos e colocar um ponto final em todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos/as os/as cidadãos/ãs.Esta data corresponde também à entrega do Prémio Nobel da Paz.Em 2020, o tema do Dia Internacional dos Direitos Humanos é “Recover Better – Stand Up for Human Rights”.
O tema deste ano está relacionado com a pandemia COVID-19 e tenta destacar a necessidade de, para recuperarmos desta pandemia, termos de, mais do que nunca, defender e garantir os Direitos Humanos em todo o mundo. É necessário que se criem oportunidades iguais para todos, que se combatam as desigualdades, a exclusão e discriminação tão arraigadas ainda, em pleno século XXI.
O dia 10 de dezembro é uma oportunidade para reafirmarmos a importância dos direitos humanos na reconstrução do mundo que queremos e da necessidade de uma verdadeira solidariedade global.
(tradução com ajuda GOOGLE Tradutor)
Fonte: www.fnac.pt
. Acordo Ortográfico . A Nova Ortografia - segundo o Priberam . Informações sobre aplicação do acordo ortográfico . Verificador ortográfico para Microsoft Office (2007 e 2010) . Agrupamento de Escolas TOMAR . Apps para educação . Bibliotecas de Lisboa . Bibliotecas Digitais . Bibl. Centro Científico e Cultural de Macau . Biblioteca de Arte da Gulbenkian . Biblioteca digital da Direção geral da educação . Biblioteca Digital da FL Univ. Porto . Biblioteca Digital de Botânica - FCTUC . Biblioteca Digital do Alentejo . Biblioteca Geral Digital - Univ. Coimbra . Europeana-Bib.Digital Europeia . Hemeroteca Digital - CM Lisboa . RCAAP-Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal . Bibliotecas Escolares de Tomar . E.B. 2,3 D. Nuno Álvares Pereira . Blogues interessantes . EPHEMERA- José Pacheco Pereira . Seraler . Ciência . Direitos Humanos . Declaração Universal dos Direitos do Homem . Doc's Orientadores da BE/CRE . Plano de ação-em conformidade com o GTC . Ebooks . Educação . Escritores Portugueses . Exposições . Tarefas infinitas. Quando o livro e a arte se ilimitam . Fundações . Fund. Francisco Manuel dos Santos . Instituições . Direção Geral do Património Cultural . Instituto Nacional de Estatística (INE) . Literacias . Livros e autores (TV e vídeos) . Clássicos portugueses (SIC-Notícias) . Um Poema por Semana (programa RTP2) . Livros e Leituras . Museus . Centro de Arte Moderna - Fund. Calouste Gulbenkian . Museu da Ciência da Universidade de Coimbra . Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea . Museu dos Fósforos «Aquiles da Mota Lima» . Museu Hebraico Abraão Zacuto . Museu Nacional de Arqueologia . Museu Nacional de Arte Antiga . Museu Nacional de História Natural e da Ciência . Museu Nacional de Machado de Castro . Museu Nacional do Teatro e da Dança . Museu Nacional Soares dos Reis . Newsletters . Património Imaterial . Plano Nacional de Leitura . PNL . Recursos educativos . RCAAP-repositório científico . Rede de Bibliotecas de Tomar . BE EB2,3 Gualdim Pais - António Torrado . Centro de Documentação, Arquivo e Biblioteca - IPT . Rede de Bibliotecas Escolares . Revistas e Jornais . GRANTA . LER . National Geographic - Portugal . NOESIS . Scientific American (inglês) . Sites interessantes . 80 links para quem trabalha com palavras . Voluntários de Leitura .pesquisar
.links
.Música