Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Dia do Autor Português

spa-a-cmyk.jpg

 

SPA celebra os Autores e a Cultura no dia 22 de Maio distinguindo obras e carreiras

Realiza-se no próximo dia 22 de Maio, às 18 horas, na Sala Galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da SPA, a cerimónia comemorativa do Dia do Autor Português e também do 94º aniversário da fundação da cooperativa dos autores portugueses
Prémio de Consagração de Carreira será atribuído este ano ao artista visual José de Guimarães, um dos mais prestigiados em Portugal e no mercado internacional, com uma vasta obra representada em importantes espaços museológicos em vários países.
As Medalhas de Honra da cerimónia deste ano serão entregues ao arqueólogo Cláudio Torres, ao cenógrafo, arquitecto e professor José Manuel Castanheira, a Sylvie Forbin, directora-geral adjunta da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, com sede em Genebra, à coreógrafa e bailarina Olga Roriz, ao locutor e autor de programas de rádio e televisão João Paulo Diniz, que na noite de 24 de Abril emitiu a primeira senha radiofónica do MFA, ao Centro de Estudos Judiciários, a Quim Barreiros e a Jean-Noel Tronc, CEO da sociedade de Autores francesa SACEM e vice-presidente do grupo Europeu de Sociedades de Autores, que lança em Lisboa, no dia 23, o livro "E se Recomeçássemos pela Cultura ?-em Defesa da Soberania Europeia , tradução da obra que está neste momento a ser editada em França.
Os Prémios Pró-Autor irão ser entregues à Fundação Francisco Manuel dos Santos, presidida por Jaime Gama, à Profª Patrícia Akester, à Profª Annabela Rita, a Isabelle de Oliveira, professora e presidente do Instituto do Mundo Lusófono, com sede em Paris, à Associação Cultural Museu Cavaquinho, presidida por Júlio Pereira, e também à maestrina Joana Carneiro.
Prémio Mariano Gago para o melhor livro de divulgação científica publicado em 2018 será entregue ao professor Onésimo Teotónio de Almeida pelo livro "O Século dos Prodígios". O vencedor é professor na Universidade de Brown nos Estados Unidos.
Mensagem do Dia do Autor será lida pelo autor e intérprete Miguel Ângelo, que a escreveu para esta cerimónia.
No final actuará o cantor-autor Luís Caracol.

Lisboa, 13 de Maio de 2019

Notícias. Sociedade Portuguesa de Autores [em linha].  [consult. 2019-05-21 15:20:01]. Disponível na Internet: https://www.spautores.pt/comunicacao/noticias/spa-celebra-os-autores-e-a-cultura-no-dia-22-de-maio-distinguindo-obras-e-carreiras

 
 

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) foi fundada em 1925, na época com a designação Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais Portugueses (SECTP). Só em 1970 foi adotada a designação SPA devido a uma revisão dos estatutos, que datavam de 1928, que originou uma maior abrangência da ação da entidade nas áreas de criação intelectual.

A SPA representa os autores portugueses de todas as disciplinas literárias e artísticas. Por altura do 75.º aniversário a sociedade representava quase vinte mil criadores. Em simultâneo, salvaguarda os direitos dos criadores inscritos em cerca de 170 sociedades de autores estrangeiros de 90 países.

No seu repertório, a SPA inclui obras literárias, originais, traduzidas ou adaptadas; obras dramáticas e dramático musicais e respetiva encenação; obras musicais; obras coreográficas; obras radiofónicas, televisivas, cinematográficas e multimédia; obras de artes plásticas, arquitetura, urbanismo, design e fotográficas; obras publicitárias; e obras informáticas.

A revisão dos estatutos que levou à alteração da designação da sociedade para SPA ocorreu em 1970. Cinco anos mais tarde, foi assinalado o 50.ºaniversário da sociedade com inauguração de uma nova sede, na Avenida Duque de Loulé, em Lisboa.

Desde 1982, é assinalado o Dia do Autor Português a 22 de maio, uma iniciativa do maestro Nóbrega e Sousa. Todos os anos, neste dia, é divulgada a Mensagem do Dia do Autor, assinada por personalidades da cultura portuguesa, assim como organizados eventos culturais e atribuídos prémios.

A SPA distribui anualmente os prémios Consagração de Carreira, Revelação e o Grande Prémio do Teatro Português.

A SPA recebeu, em 1985, a Ordem do Infante D. Henrique e a Medalha de Mérito Cultural e, dez anos mais tarde, a Ordem de Mérito Nacional.

 

 

Sociedade Portuguesa de Autores in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-21 15:20:01]. Disponível na Internet: 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.