Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Dia da Europa 2018

delegation-750x500.png

Todos os anos, no Dia da Europa, no mês de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da Declaração Schuman, que este ano também será comemorado pelas delegações da UE em todo o mundo. Serão realizadas atividades e eventos durante todo o mês de maio.

O tema deste ano é «Ano Europeu do Património Cultural».

No Dia da Europa, que se comemora todos os anos no dia 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

Defendia, assim a criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

 

Fonte: https://europa.eu/european-union/about-eu/symbols/europe-day_pt

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.