Quarta-feira, 15 de Abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura 2015 - fase distrital

Imagem1.png

 

Foi com determinação que participámos, ontem, dia 14 de abril, na fase distrital de Santarém do Concurso Nacional de Leitura 2015.

Este concurso já vai na sua 9ª edição e é com orgulho que afirmamos que temos participado em todas elas.

Abrimos com chave de ouro e, na 1ª edição, chegámos à final nacional. Nas restantes, participámos sempre com bastante entusiasmo e como dignos representantes dos leitores da nossa escola.

 

 

 

Imagem3.jpg

 

Ontem, a Maria Beatriz Almeida, o Lourenço Miguel (do 3º ciclo) e o Luís Morais (do ensino secundário) deram o seu melhor e demonstraram o quanto gostam de ler pelo prazer de ler.

Imagem2.jpg

 À semelhança do ano passado, só o Luís Morais (agora já do alto do seu quase 1,90m) passou à 2ª etapa que consistia numa prova oral, dedicada ao Poeta Ruy Belo, natural do Concelho de Rio Maior, incluindo uma prova de leitura expressiva/declamação e uma prova de argumentação.

O Luís brilhou em ambas! Brilhou tanto que, apesar do seu 2º lugar, várias foram as pessoas que se me dirigiram para evidenciarem a qualidade da sua participação e até defenderem que ele deveria ter ganho o concurso.

Para o Luís, talvez até tenha sido um alívio não ter ganho (digo eu!). Suponho que o seu carácter responsável ia ver-se em "palpos de aranha" para, lá mais para o final do ano, conciliar a prova de leitura nacional com a sua prestação nos exames, também nacionais, a que este ano está obrigado.

Eu e os alunos que nos acompanharam ficámos muito orgulhosos da prestação oral do Luís.

Eu, pessoalmente, orgulhei-me, igualmente, com as participações, o interesse, o empenhamento e a boa disposição do Lourenço e da Maria Beatriz.

E, sobretudo, orgulho-me do prazer que manifestaram pelos LIVROS e pela LEITURA. Todos eles.

Para o ano há mais.

Que sejam poucos os que se apresentarem a concurso..., mas se forem realmente leitores, nada mais importa!

 

“Se se preconiza a autonomia na aprendizagem, é fundamental dotar os jovens de um conjunto de ferramentas que lhes permitam tomar-se sujeitos activos do seu processo de desenvolvimento pessoal e intelectual. A leitura constitui, sem dúvida, uma dessas ferramentas” (Santos, 2000, p.15).

Santos, E. M. (2000). Hábitos de leitura em crianças e adolescentes. Coimbra: Quarteto Editora.

 

publicado por essmo-becre às 18:21
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags