Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015

‘Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro’.

holocaust.png

No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, que anualmente se comemora no dia 27 de janeiro, a Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência realizou um webinarsubordinado ao tema Dia Internacional em Memória do Holocausto – Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro.

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da Resolução 60/7, de 1 de novembro de 2005. Foi neste âmbito, e na sequência da Resolução aprovada pelo Parlamento Europeu (2005) que estabeleceu o dia 27 de Janeiro como o Dia Europeu de Memória do Holocausto, que Portugal, também, se associou a esta evocação, através Resolução da Assembleia da República n.º 10/2010, de 2 de fevereiro.

 

A realização deste webinar pretende viabilizar a participação das escolas nas evocações organizadas, no dia 27 de janeiro, a nível nacional e internacional, em torno do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, não só assistindo à sua transmissão e replicando-a, como incentivar a realização de outras iniciativas que nos levem a ‘Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro’.

Este webinar, realizado com a presença da Dra. Esther Mucznik e Dr. Ricardo Presumido da Memoshoá, pode constituir um significativo instrumento didático-pedagógico para o ensino do Holocausto e está disponível em http://webinar.dge.mec.pt///.

 

Fonte: DGE/21/01/2014

publicado por essmo-becre às 03:18
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

"Frida" é um percurso pessoal e intimista pelos principais momentos da vida da aclamada artista mexicana, através dos textos poéticos e metafóricos de Sébastien Pérez, onde afloram reflexões e emoções da própria pintora recolhidas no seu diário e correspondência; e complementado com a abordagem moderna e transgressora de Benjamin Lacombe, que aí recria alguns dos seus quadros mais célebres, desde “Raízes” até ao “Veado ferido”, passando por “Autorretrato com macacos”. Com “Frida”, o leitor fica cativado pelo poderoso olhar da protagonista, que dessa forma o conduz ao longo deste magnífico volume visual, caracterizado pela sua elegância, pelo intenso colorido das suas ilustrações e pelo requinte da sua edição forrada a tecido, com páginas que se sobrepõem umas às outras e se complementam pelo recurso a cortantes. Fonte: www.fnac.pt

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Novo ano letivo

. Chegada do HOMEM à LUA

. Edgar Degas

. Aristides de Sousa Mendes

. Nascimento da pintora mex...

. Nascimento do escritor mo...

. Nascimento de Antónia Ade...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Setembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.tags

. todas as tags