Terça-feira, 6 de Janeiro de 2015

Ano Internacional da Luz

UNESCO anuncia que 2015 é o Ano Internacional da Luz

UNESCO anuncia que 2015 é o Ano Internacional da Luz

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, anunciou que 2015 é o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luzes.

O objectivo da agência da ONU é mostrar ao mundo a importância da luz na criação de um futuro mais sustentável e pacífico.


A UNESCO afirmou que esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção global sobre como as tecnologias baseadas na luz podem fornecer soluções aos desafios mundiais de energia, educação, agricultura e saúde.


Segundo a organização, essas tecnologias têm o potencial de transformar o século XXI assim como a electrónica transformou o século XX.


Durante todo o ano, a UNESCO vai reunir sociedades científicas, instituições educacionais, organizações não-governamentais e o sector privado. Juntos, os especialistas vão defender o uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.


O lançamento do Ano Internacional da Luz será feito nos dias 19 e 20 deste mês, na sede da agência, em Paris. A Unicef vai anunciar a campanha «1001 Invenções e o Mundo de Ibn Al-Haytham», que incluirá uma série de exibições interactivas e espectáculos a mostrar os trabalhos do cientista.


Segundo a UNESCO, o Ano Internacional da Luz vai comemorar as descobertas de vários cientistas famosos, que abriram o caminho para que a humanidade compreendesse melhor o assunto.


Entre esses trabalhos estão o «Livro de Óptica», de Ibn Al-Haytham, de 1015; a onda natural da luz de Augustin-Jean Fresnel, de 1815 e as ondas electromagnéticas de James Clerk Maxwell, de 1865.


Ainda na lista estão a teoria da relatividade de Albert Einstein, de 1915, a descoberta das micro-ondas cósmicas dos cientistas Arno Penzias e Robert Wilson e o trabalho pioneiro de Charles Kao sobre fibra óptica, em 1965.

 

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=753909

 

 

publicado por essmo-becre às 01:14
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags