Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Dia Mundial da Língua Portuguesa 2021

portal_dmlp21.jpg

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio, tendo sido celebrado, pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019.

No presente ano, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa procura constituir um meio de celebração da Língua e da sua dimensão crescentemente global, refletindo e dando voz à multiplicidade de vozes que a compõe e que constitui um dos seus traços fundamentais.

Afirmar a Língua Portuguesa enquanto língua global de ciência, cultura, economia, diplomacia e paz é também objetivo da comemoração deste Dia que, como tal, procura envolver diferentes intervenientes e protagonistas destas múltiplas dimensões da Língua Portuguesa. 

 

Evento será celebrado em pelo menos 44 países neste 5 de maio; Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, Instituto Camões e governos de todas as nações lusófonas devem assinar mais de 150 atividades pelo mundo para festejar o idioma falado por 285 milhões de pessoas.

Neste 5 de maio, os nove países que têm o português como língua oficial mais as comunidades que falam o idioma no exterior, as chamadas diásporas, devem comemorar o segundo Dia Mundial da Língua Portuguesa.*

Desde 2020, a data passou a ser global após uma resolução da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, aprovada um ano antes.

A data é comemorada ainda pela sociedade civil, pelos setores público e privado e pelos próprios falantes do português. Uma língua que está presente nas Américas, na Europa, na Ásia e na África com cerca de 285 milhões de falantes.

Este ano, uma série de conferências, concertos, concursos literários e de poesia e eventos acadêmicos está preparada de forma presencial e virtual por causa da pandemia.

Numa das atividades, em Moçambique, as pessoas descreverão a situação da pandemia. Já em Angola, os estudantes participarão de um concurso de poemas.

Futuro do português

Nas Nações Unidas, o Dia Mundial da Língua Portuguesa é dirigido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, cuja presidência rotativa é ocupada por Cabo Verde. 

Participam ainda alunos da Escola da ONU que estudam português como língua estrangeira num projeto piloto de ensino com docentes do Brasil e de Portugal.

A subsecretária-geral do Departamento de Comunicação Global, Melissa Fleming, falará no evento sobre a importância e o futuro do português.

Em todo o mundo, várias sucursais do Instituto Camões presidirão as celebrações entre estudantes, professores e comunidades na diáspora, como informou o novo presidente do Instituto Camões, com sede em Lisboa, o embaixador João Ribeiro de Almeida.

 

image1170x530cropped.jpg

ONU/Jean-Marc Ferré
A subsecretária-geral do Departamento de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, falará no evento sobre a importância e o futuro do português

 

Diáspora

Como todos os anos, a ONU News transmitirá os eventos ao vivo, em sua página, e participará da cobertura com reportagens especiais.

O português é falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O idioma é língua oficial na Guiné-Equatorial e em Macau, na China.
Segundo o Instituto Internacional de Língua Portuguesa, Iilp, com sede em Cabo Verde, existem pelo menos 7 milhões de pessoas que falam o português na diáspora.

 

 

 

Fontes:

https://news.un.org/pt/story/2021/04/1748872 

https://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/dia-mundial-da-lingua-portuguesa-2021

 

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A liberdade de imprensa é essencial para a paz, justiça, desenvolvimento sustentável e para os direitos humanos.

 

Este Dia Mundial da Liberdade de Imprensa tem como objetivos:

  • promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa;
  • combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa;
  • lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão;
  • prestar homenagem a todos os profissionais que faleceram vítimas de ataques terroristas ou que foram assassinados por organizações terroristas.

Todos os anos vários jornalistas são capturados e mantidos prisioneiros em diversas regiões do mundo, com destaque para os países onde vigoram regimes ditatoriais.

A associação Repórteres Sem Fronteiras desenvolve esforços para proteger os profissionais de comunicação social em todo o mundo e alertar para os perigos a que estão sujeitos no desempenho do seu trabalho. Organizações como a UNESCO juntam-se à luta pelo direito à liberdade de expressão.

Esta data é celebrada desde o ano de 1993, unido esforços de entidades, jornalistas, ativistas e outros cidadãos.

 

Fontes:

https://unric.org/pt/mensagem-do-dia-mundial-da-liberdade-de-imprensa/ 

https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-liberdade-de-imprensa/

 

Dia da Mãe

mother-silhouette.jpg

 

Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1.º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para elas, de forma a mostrarem o quanto gostam de suas progenitoras e agradecer todo o empenho e dedicação delas.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga e Roma

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no 4.º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a sua mãe ela ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.

 

 

Fonte:

https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-mae/

https://www.publicdomainpictures.net https://www.publicdomainpictures.net

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.