Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Escritora Lídia Jorge vence Prémio Literário Fernando Namora com o romance "Misericórdia"

A escritora Lídia Jorge venceu o Prémio Literário Fernando Namora com o romance "Misericórdia" (2022), anunciou esta quarta-feira, dia 8 de novembro, a Estoril-Sol, que promove o galardão.

A obra foi escolhida por unanimidade, por um júri presidido por Guilherme D'Oliveira Martins, assinalando que se trata de "um romance, numa escrita marcada por singular criatividade...".

misericórdia.jpg

A história decorre entre abril de 2019 e abril de 2020, data da morte da mãe da autora, que foi uma das primeiras vítimas da covid-19 no sul do país. A autora, em entrevista quando da publicação do romance, revelou o seguinte:

"A minha mãe pediu-me várias vezes para escrever um livro que se chamasse 'misericórdia', porque ela achava que havia um desentendimento no tratamento das pessoas, achava que as pessoas procuravam ser amadas, mas não as entendiam. Pediu-me que escrevesse um livro chamado 'misericórdia', para que se tivesse compaixão pelas pessoas e as tratássemos como se fossem pessoas na plenitude da vida".

Sugestão de leituras para diferentes estados de alma

O Plano Nacional de Leitura apresentou em 2023, na Feira do Livro de Lisboa, um consultório de leituras para leitores e não leitores dos 0 aos 100. A equipa PNL sugeriu livros para diversos estados de alma.

Os que nos visitaram no auditório poente da Feira, entre as 18h00 e as 19h00, tiveram direito a um momento de diálogo, um receituário de poemas para lerem e ouvirem, bem como um folheto com sugestões de livros de ficção, não ficção e infantojuvenis.

MIBE

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar  e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania pretendemos promover espaços de discussão e de aprendizagem, por forma a incrementar na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa, em matéria de Bem estar Animal.

Assim, tendo em conta que o Dia Mundial do Animal se celebra anualmente a 4 de outubro - data que foi escolhida em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença, dado ser dia de São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia - e na perspetiva de promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal,  as Bibliotecas Escolares propõem as seguintes atividades: 

Mês Bibliotecas 2023.png

https://drive.google.com/file/d/14w5ehMOzz-8NCc64X1F9KAKMJYXWWn37/view?usp=drive_link

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.