Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Dia Europeu da Música

fete-de-la-musique.png

 

O Dia Europeu da Música e o Dia Mundial da Música celebram-se anualmente a 21 de junho. Tudo começou em França, em 1982, por iniciativa do então ministro da cultura, Jack Lang, que idealizou um dia consagrado à música, onde esta aconteceria nos sítios mais diversos: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio e coincidindo com o solstício de verão (21 junho).

Hoje, mais de mil cidades e cento e vinte países no mundo, juntam-se à celebração da "festa da música", que abarca todos os géneros musicais, do jazz à música popular, que chegam ao público de forma gratuita.

 

 

Fonte:

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-musica-dia-europeu-da-musica

 

Dia Mundial do Refugiado

60b7341f4.jpg

 

 

O Dia Mundial do Refugiado está marcado no calendário a 20 de junho.

Nesta data presta-se homenagem à resistência e à força de todos os refugiados do mundo que foram obrigados a fugir de suas casas por motivos de perseguição, calamidades ou de guerra. Neste dia as celebridades gravam vídeos de apoio a refugiados, os refugiados são convidados a contar as suas histórias, entre outras atividades que se realizam por todo o mundo.

Um “refugiado” é uma pessoa que sofre perseguição pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo a ele retornar por força de perseguição.

Estima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e o Corno de África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais proteção oferecem a refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.

Foi no ano 2000 que a ONU instituiu o Dia Mundial do Refugiado, com o objetivo de consciencializar os governos e as populações para o problema grave dos refugiados.

Pode juntar-se à comemoração da data com a hashtag #ComOsRefugiados.

 

 

 

Fontes:

ACNUR

https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-do-refugiado/

 

Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

dia-mundial-da-desertificacao.png

Dia da Desertificação e da Seca assinala-se, anualmente, a 17 de junho. Esta comemoração foi estabelecida em 1994, através da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), um acordo internacional que liga o meio ambiente e o desenvolvimento, à gestão sustentável da terra. Este dia é celebrado com o objetivo de promover a consciencialização pública relativamente aos esforços internacionais no combate à desertificação. O dia é um momento único que permite lembrar que é possível reverter a degradação dos solos, através da vontade de resolver estes problemas, do envolvimento da comunidade e da cooperação a todos os níveis.
 
O tema de 2021 - "Restauro. TerraRecuperação. Reconstruímos melhor com terras saudáveis" -, pretende demonstrar que investir em terras saudáveis é uma solução para a recuperação ecológica e económica, e uma decisão inteligente. Deste modo, não só se estimula a criação de emprego e a reconstrução dos meios de subsistência, como também se formam economias mais fortes e mais preparadas para resistir à crise ambiental, o que acelera o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
Para celebrar este dia, realizam-se diversos eventos por todo o mundo. Neste sentido, a UNCCD convida todos a organizarem e a participarem em eventos relacionados com esta temática, de modo a consciencializar e inspirar o maior número de pessoa

 

 

Fonte:

http://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-mundial-combate-seca-desertificacao.aspx 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.