Quarta-feira, 11 de Setembro de 2013

Rotina escolar deve ser retomada uma semana antes do fim das férias

A transição das férias de Verão para o novo ano lectivo e o regresso às rotinas é difícil para as crianças e para os pais. Para tornar o processo mais fácil, o regresso aos horários deve ser implementado uma semana antes do primeiro dia de aulas, aconselham os especialistas.

"É normal que as crianças não tenham sono à noite depois de terem passado várias semanas com horários diferentes. O ideal é que, na semana anterior ao início das aulas, os horários sejam retomados cada dia mais cedo, para que o reajuste se faça de forma gradual", aconselha Filipe Silva, pediatra do hospital Cuf Descobertas.

Os pais devem determinar uma hora de deitar que permita à criança um tempo de sono adequado, tendo em conta a hora de levantar. A duração do sono recomendada para as crianças depende da idade mas, na maioria dos casos, a hora mais indicada para se deitar varia entre as 21 e as 22 horas.

"A privação do sono prejudica a capacidade de concentração das crianças, a memória e a criatividade, reflectindo-se no comportamento e no rendimento escolar", acrescenta o pediatra.

Na semana de readaptação, as crianças podem também começar a fazer algum trabalho que lhes lembre a escola, o que, não sendo fundamental, pode ajudar a entrar no ritmo escolar.

 

 

Jornal SOL online

 

Disponível em linha, em URL: http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=84233 . Acedido e, 11.09.2013 

publicado por essmo-becre às 22:09
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Toda a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em nova edição, com inéditos da autora. A presente edição reúne toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. O presente volume inclui alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional. [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. A Água, a poesia e a flor...

. Dia Mundial da Poesia em ...

. DIA MUNDIAL DA POESIA 201...

. "Navegações" de Sophia d...

. Dia mundial da poesia | ...

. CNC assinala ao longo do ...

. Ativismo - Amnistia Inter...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags