Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

O Senhor Principezinho: Antoine de Saint-Exupéry

saint-exupéry

  

Antoine de Saint-Exupéry nasceu a 29 de Junho de 1900.

 

Autor de "O Principezinho", o livro mais traduzido em todo o mundo, a par da Bíblia e de "O Capital", de Karl Marx.

 

A sua morte, aos 44 anos, num acidente de aviação, ainda hoje permanece um mistério e adensou o mito à sua volta. Foi um apaixonado pela mecânica e pelos aviões. Começou a pilotar com apenas 12 anos e foi a pilotar um avião que se despenhou, alegadamente ao largo da costa de Marselha. Tinha descolando da ilha da Sardenha, a 31 de julho de 1944, em missão de reconhecimento, mas Saint-Exupéry nunca chegaria ao destino no Sul de França. Restam dúvidas quanto às possibilidades de ter sido abatido, ter tido uma falha técnica ou cometido suicídio. Deixou em terra o manuscrito inacabado de La Citadelle (1948, Cidadela), em que refletia o seu crescente interesse pela política.

 

Pilotando aviões de correio, voou através dos Andes, amealhando experiências que lhe serviram como material para um dos seus romances.

Com o encerramento do correio aéreo na Argentina, Saint-Exupéry regressou à Europa, onde passou a fazer a ponte aérea entre Casablanca e Port Étinne, bem como a exercer a profissão de piloto de ensaios para a Air France e outras companhias de aviação.

 

Com a ocupação da França pelas tropas Nacional-Socialistas alemãs, em 1940, Saint-Exupéry alistou-se na Força Aérea Francesa e, embora acabasse por ser considerado como inapto para a aviação militar por causa dos muitos ferimentos obtidos na sequência de acidentes de aviação, chegou a pilotar alguns voos de ousadia, que lhe valeram a condecoração Cruz de Guerra.

 

No mês de junho do mesmo ano, e após a assinatura do armistício pelo Marechal Pétain, Saint-Exupéry mudou-se para a França livre com a irmã, de onde partiu para os Estados Unidos.

 

Juntar-se-ia de novo, em 1943, à Força Aérea francesa baseada no Norte de África e, depois de uma aterragem duvidosa, seria declarado pelo seu comandante como demasiado velho para pilotar. Não obstante, conseguiria posterior autorização para prosseguir os seus voos militares.

 

E foi precisamente em 1943 que publicou a sua obra mais conhecida,

(O Principezinho), uma fábula infantil para adultos, traduzida para quase meia centena de línguas, das quais se inclui o Latim.

 

principezinho

 

 

Este ano, comemora-se o centésimo aniversário do lançamento do livro. Se quiseres saber mais sobre este autor, clica  aqui.

 

 

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos"

in "O Principezinho"

Saint-Exupéry , Antoine de

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.