Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

ou

da DIVERSIDADE BIOLÓGICA

Celebra-se em todo o mundo no dia 22 de maio



O Dia Internacional da Biodiversidade foi instituído pela UNESCO com o objectivo de promover o conhecimento sobre a biodiversidade e alertar para os problemas a ela associados como as alterações climáticas, as rápidas mudanças nos diferentes habitats e as consequentes modificações nas taxas de reprodução animal e no crescimento das plantas ou, em casos extremos, o desaparecimento de inúmeras espécies de fauna e flora.

 

O Decreto-Lei nº 21/93, de 21 de Junho, que ratificou a CONVENÇÃO DA BIODIVERSIDADE, define a biodiversidade como a “variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de cada espécie, entre as espécies e dos ecossistemas”.

  

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente


Disponível em URL:  http://www.florestas2011.org.pt/. Acedido em 22-05-2013.

 

 

São várias as atividades de comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade 2013, sob o tema "Água e Biodiversidade", promovidas pelo ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) ou por outras entidades e associações.
 
Este ano, o tema  "Água e Biodiversidade", surge no âmbito da Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade e coincide, também, com o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
 
A água é vital para a Vida na Terra e para as populações humanas, determinando o seu modo de vida. Providenciar água com qualidade para as necessidades das pessoas em todo o mundo é um grande desafio ao desenvolvimento sustentável de muitas áreas, seja qual for o seu grau de desenvolvimento.
 
Os ecossistemas, particularmente as florestas e as zonas húmidas, asseguram a disponibilidade de água limpa às comunidades humanas. As zonas húmidas podem minimizar os riscos de cheias. A vegetação pode ajudar a reduzir a erosão dos solos e a poluição da água, podendo aumentar a água disponível para as culturas. As áreas protegidas podem providenciar água às cidades.  Estes são apenas alguns exemplos de como a gestão sustentável dos ecossistemas pode ajudar a prevenir e resolver problemas relacionados com a água.
 
Notificação SCBD/OMG/DA/fd/80749, acerca do tema para 2013
Disponível em URL: http://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/destaques/dib13. Acedido em 22-05-2013.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.