Quinta-feira, 15 de Novembro de 2012

Dia Mundial da Filosofia 2012

 

Hoje, 15 de novembro, celebra-se o Dia Mundial da Filosofia, que tem como propósito incentivar o pensamento crítico e a mútua compreensão. Este ano, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) vai enterrar uma cápsula do tempo na sua sede, em Paris, para ser aberta em 2062, na mesma data.

 

Todos podem deixar mensagens, fotos, desenhos ou objetos para as futuras gerações. O objetivo desta ação é incentivar as discussões sobre as questões contemporâneas. Este é um convite a refletir como nossas ações terão resultado no futuro e que mundo queremos deixar.

 

Preservar as gerações posteriores do flagelo da guerra foi, lembra a UNESCO, a premissa fundadora da ONU e todos nós temos a obrigação moral de procurar, a cada dia, entregar um mundo melhor para o futuro. A cápsula do tempo é um lembrete de que a solidariedade entre gerações é a chave para uma paz duradoura.

 

Adaptado de http://www.onu.org.br/

 

Na nossa escola, tentámos seguir em direto o Webinar da DGE  que celebrava o Dia Mundial da Filosofia, subordinado ao tema «Ensinar e Aprender Filosofia no mundo atual». Por motivos técnicos da própria DGE, tal não foi possível. Em seu lugar, os professores de filosofia Isabel Gamelas e José paulo Vasconcelos, de Português, moderaram um debate sobre a efeméride, a importância da disciplina de filosofia e do pensamento crítico.

 

Aqui fica um registo do "auditório filosófico".

 

publicado por essmo-becre às 18:16
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Os livros

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags