Segunda-feira, 15 de Outubro de 2012

Agustina Bessa-Luís

"O país não precisa de quem diga o que está errado; precisa de quem saiba o que está certo."

                                                                                                                       Agustina Bessa-Luís

 

Faz hoje 90 anos a autora de A Sibila.

 

Nome cimeiro da novelística portuguesa contemporânea, Agustina Bessa-Luís nasceu a 15 de outubro de 1922, em Vila Meã, Amarante. 

 

A autora conjugou a atividade literária com diversas outras funções, ligadas à sociedade e às artes.

 

As suas obras revelam uma profunda reflexão sobre a condição humana, sendo um bom exemplo disso mesmo o já referido romance A Sibila (1954), que obteve um êxito considerável, tendo sido objeto de sucessivas edições e vários prémios.

 

Assinou mais de 50 obras, desde romances, contos, peças de teatro, crónicas de viagem, livros infantis e biografias. Com 81 anos, conquistou, em 2004, o prestigiado Prémio Camões, por “traduzir a criação de um universo romanesco de riqueza incomparável que é servido pelas suas excecionais qualidades de prosadora, assim contribuindo para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum”, de acordo com o júri.

 

Agustina-Bessa Luís escreveu ainda guiões para televisão. Diversos dos seus romances foram adaptados para o cinema, pela mão do realizador Manoel de Oliveira, de quem é amiga.

 

Para assinalar o seu 90º aniversário, a editora Babel lança, hoje, dois inéditos de Agustina Bessa-Luís, que inauguram uma nova coleção da  editora Babel exclusivamente dedicada a obras da autora.

A coleção chama-se Contemplações, editará pequenos textos da escritora,  sobretudo de natureza ensaística, e começará por "Kafkiana", um livro que reúne  quatro textos com reflexões de natureza literária sobre a situação do homem  kafkiano face ao mundo e a ele próprio, disse hoje à Lusa a editora.

"Quem, como eu, por razões de estudo, se interessou vivamente por um autor  (trata-se de Franz Kafka, em que não pretendo doutorar-me, mas de que tirei a  licenciatura) durante muito tempo, não pode evitar a sua sombra. Pelo que os  meus artigos muitas vezes rodeiam os seus pensamentos, confiam nas suas palavras  com esse abandono carinhoso que dedicamos a quem nos deu o pão do ensino",  escreveu Agustina.

 

Ler mais: http://visao.sapo.pt/publicacao-de-ineditos-de-agustina-bessa-luis-assinala-o-90-aniversario-da-escritora=f691246#ixzz29K0qrBxj

 

Agustina Bessa-Luís. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-10-15]. Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$agustina-bessa-luis>.

 

http://www.ptjornal.com/2012101411372/geral/hoje-e-dia/15-de-outubro-nasce-a-escritora-agustina-bessa-luis.html

 

publicado por essmo-becre às 00:54
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Os livros

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags