Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

Base de dados Pordata distinguida pela ONU

A Pordata, uma base de dados que agrega estatísticas detalhadas sobre Portugal, foi considerada um dos cinco melhores projectos na categoria de e-Ciência e Tecnologia nos World Summit Awards, um galardão que integra a agenda das Nações Unidas para as tecnologias de informação.

 

António Barreto preside à fundação responsável pelo Pordata

 

A plataforma Pordata é de acesso livre e tem indicadores referentes aos últimos 50 anos, divididos em 14 áreas: população, saúde, educação, protecção social, emprego, empresas, ciência e tecnologia, despesas familiares, habitação, justiça, cultura, contas nacionais, contas do estado e ambiente e território.

A primeira página do site apresenta estatísticas em tempo real, como, por exemplo, o total da população, o número de nascimentos a cada dia e o dinheiro que está a ser gasto em despesas saúde. As informação são compiladas a partir de várias fontes, entre as quais o Instituto Nacional de Estatísticas e o Eurostat e as estatísticas estão também disponíveis numa aplicação para iPhone.

 

 O site foi lançado no início do ano passado. O projecto é da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que é presididida pelo sociólogo António Barreto. “O desígnio [do projecto] é a ideia de que informação rigorosa é uma fonte de liberdade de escolha e liberdade dos cidadãos", explicou Barreto ao PÚBLICO, na altura do lançamento.

Os World Summit Awards são atribuídos a cada dois anos, em várias categorias relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação.

 

Recuperado em 7 Junho 2011, em http://publico.pt/1497068

publicado por essmo-becre às 17:27
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Toda a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em nova edição, com inéditos da autora. A presente edição reúne toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. O presente volume inclui alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional. [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. A Água, a poesia e a flor...

. Dia Mundial da Poesia em ...

. DIA MUNDIAL DA POESIA 201...

. "Navegações" de Sophia d...

. Dia mundial da poesia | ...

. CNC assinala ao longo do ...

. Ativismo - Amnistia Inter...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags