Terça-feira, 10 de Maio de 2011

Visita da Lídia Jorge

No dia 6 de Maio, pelas 15h30m, a escritora Lídia Jorge foi recebida pela directora da Escola, Dr.ª Maria Celeste Sousa, e encaminhada para a Biblioteca onde viria a ser homenageada. Aqui, esperavam-na alunos e professores que presenciaram a entrega do álbum fotográfico que testemunha a sua última passagem pela escola.

 

 

 

 

Na Biblioteca Escolar, baptizada com o seu nome desde 2003, Lídia Jorge proporcionou-nos um momento único de pura “poesia” literária. Interpelada pelos alunos, a escritora respondeu de forma realista e reflectida às questões relacionadas com os seus livros, as “cidades” que habitam em si e o seu passado como professora, inclusivamente nesta escola.

Desfilaram perante os nossos olhos, memórias e reflexões intercaladas por sábios conselhos do Director do Jornal de Letras, o jornalista José Carlos de Vasconcelos, que acompanhou a escritora nesta visita e que constituiu uma mais valia na conversa mantida.

Quando a atmosfera musical, de alunos e professores, nos envolveu, arrancou sentidos aplausos a todo o público.

Já na sala Polivalente, a apresentação do espectáculo “Aqui há Gato”, encenado pelas professoras Ana de Carvalho e Joana Jacob, com intervenção de alunos do 7º ano B e do Curso Profissional de Animação Sociocultural, foi igualmente muito aplaudida. A finalizar, mais uma agradável surpresa, as cantigas da Tuna Sabes Cantar.

E foi com um pequeno lanche que se deu por terminada, na ESSMO, a tarde inesquecível de literatura e música que, resumidamente, acabámos de descrever.

 

 

P'la equipa da BE

Ana Paula V. Santos

 

 

 

 

publicado por essmo-becre às 23:42
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

Como consultar o catálogo

.Sugestões

"Frida" é um percurso pessoal e intimista pelos principais momentos da vida da aclamada artista mexicana, através dos textos poéticos e metafóricos de Sébastien Pérez, onde afloram reflexões e emoções da própria pintora recolhidas no seu diário e correspondência; e complementado com a abordagem moderna e transgressora de Benjamin Lacombe, que aí recria alguns dos seus quadros mais célebres, desde “Raízes” até ao “Veado ferido”, passando por “Autorretrato com macacos”. Com “Frida”, o leitor fica cativado pelo poderoso olhar da protagonista, que dessa forma o conduz ao longo deste magnífico volume visual, caracterizado pela sua elegância, pelo intenso colorido das suas ilustrações e pelo requinte da sua edição forrada a tecido, com páginas que se sobrepõem umas às outras e se complementam pelo recurso a cortantes." Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. O que é a neurociência?

. Frida Kahlo

. Galileo Galilei

. Dia Mundial do Ambiente

. 5 de junho: dia do meio a...

. Assim afeta o sono o rend...

. Reforma de 2018 das regra...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Julho 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags