Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - homenagem na nossa escola

 

 

 

 

Também a nossa escola, através do projecto Escola Inquieta e da Biblioteca Escolar, com a participação das turmas G, do 10º e 11º, bem como da turma I do 12º, não quis deixar passar em branco esta data . É que a libertação dos prisioneiros de Auschwitz aconteceu há (apenas) 66 anos.

 

O melhor tributo que entendemos ser possível prestar a todos quantos sofreram com este "episódio", foi falar sobre o assunto.

Ouvimos testemunhos de quem conversou pessoalmente com sobreviventes de campos de concentração. Ouvimos testemunhos sentidos por quem esteve no que resta do campo de concentração de Auschwitz. Ouvimos poemas, palavras que nos fizeram viajar a um tempo que a Humanidade não pode esquecer para que não deixe que se repita.

 

Trocámos ideias. Conversámos.

Holocausto: não podemos deixar esquecer!

 

 

 

Agradecemos a participação de todos. Um agradecimento  particular à Leonor Dias, aluna do 12º G, que partilhou as suas conversas com sobreviventes do Holocausto. Agradecemos aos professores Alexandra, Fátima, Marta e José Morgado a sua presença e as suas intervenções.

 

Há 65 anos, as tropas soviéticas libertavam Auschwitz.

Uma data que é assinalada hoje, naquele que foi o maior e mais terrível campo de extermínio do regime nazi, onde morreram mais de 1 milhão de judeus.

 

 

 

O primeiro-ministro israelita está na Polónia para prestar homenagem às vítimas do Holocausto. Ontem, em Varsóvia, Benjamim Netanyahu relembrou as novas formas de anti-semitismo, numa clara referência ao Irão, num encontro com o homólogo polaco.

 

Em Berlim, Angela Merkel falou perante sobreviventes do Holocausto e jovens alemães. A Chanceler alemã quer que o país mantenha na memória as atrocidades do nazismo.

Nunca os esqueceremos e a mensagem “NUNCA MAIS”, não deve apenas ser gravada nas nossas cabeças, mas também nos nossos corações”, disse Merkel.

 

Na capital germânica está também Shimon Peres, que discursa hoje em hebreu, perante o Bundestag, o parlamento alemão.

Ontem o presidente israelita relembrou o Shoa na estação de comboios de Grunewald. Deste local saíram milhares de judeus rumo aos campos de morte.

Estima-se que seis milhões de pessoas tenham sido exterminadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial, às mãos do regime de Adolf Hitler.

 

Copyright © 2011 euronews

 

publicado por essmo-becre às 12:10
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags