Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010

Dia dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro de 2010 - Nobel da Paz 2010

Hoje é o Dia dos Direitos Humanos. Esta data foi escolhida para celebrar a proclamação pela Assembleia Geral das Nações Unidas da Declaração Universal dos Direitos do Homem, no dia 10 de Dezembro de 1948. A designação deste dia comemorativo teve lugar na reunião plenária da Assembleia do dia 4 de Dezembro de 1950. Também é neste dia que habitualmente são entregues o Prémio Nobel da Paz e os prémios das Nações Unidas no campo dos direitos humanos. Na África do Sul, o dia é comemorado a 21 de Março, em memória do massacre de Sharpeville.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem é um texto jurídico singelo, de trinta artigos, que condensa pela primeira vez na história da humanidade um conjunto de direitos, liberdades e garantias de todos os seres humanos. Ela foi posteriormente desenvolvida por outros textos, mais detalhados, destacando-se o pacto internacional de direitos civis e políticos e o pacto internacional dos direitos económicos, sociais e culturais, aprovados em 1966.


PINTO DE ALBUQUERQUE, PAULO - Estado de Direito. Direitos Humanos. Diário de Notícias. [Em linha]. 10 Dez. 2010. [Consult. 10 Dez. 2010]. Disponível em WWW: <URL:http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1731392&seccao=Paulo%20Pinto%20de%20Albuquerque&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco>.

 

 

 

Uma cadeira vazia, uma fotografia e um dos seus textos, lido pela actriz norueguesa Liv Ulman representaram o professor de literatura de 54 anos Liu Xiaobo, na cerimónia de entrega do prémio Nobel da Paz.



Em 109 anos de história do Nobel da Paz é a segunda vez que o símbolo da cadeira vazia é utilizado para representar um laureado. A primeira foi em 1936 quando o homenageado desse ano, o pacifista Carl von Ossietzsky, se viu impossibilitado de ir recolher o Nobel, por se encontrar encarcerado num campo de concentração nazi.

Três outros laureados com o Nobel da Paz viram-se impossibilitados de comparecer á cerimónia por razões políticas. A activista birmanesa dos direitos humanos Aung San Suu Kyi, o sindicalista polaco Lech Walesa e o dissidente soviético Andrei Sakharov, mas os esposos ou outros familiares receberam o prémio em seu nome.

No caso de Liu Xiabo isso não aconteceu pois, logo que o vencedor do prémio foi anunciado, as autoridades chinesas colocaram a mulher do dissidente sob prisão domiciliária e fizeram tudo o que estava ao seu alcance para impedir que alguém viajasse até Oslo para receber o Nobel em seu nome.

Pequim não se poupou a esforços para boicotar o evento. A Amnistia Internacional diz ter relatórios de “fontes de confiança” de que os diplomatas chineses na Noruega pressionaram os residentes chineses no país para que participassem em manifestações contra o Nobel , durante a realização da cerimónia.

 

 

TV1.rtp.pt [Em linha]. 10 Dez. 2010. [Consult. 10 Dez. 2010]. Disponível em WWW: <URL:http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Pela-segunda-vez-na-Historia-a-cadeira-esteve-vazia-na-entrega-do-Nobel-da-Paz.rtp&article=398360&visual=3&layout=10&tm=7&source=mail>.


publicado por essmo-becre às 23:23
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Os livros

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags