Quarta-feira, 1 de Dezembro de 2010

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA

O Dia 1 de Dezembro é, desde 1988, o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA.

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da sua Resolução 43/15, manifestou, naquele ano do final da década de 80, a sua profunda preocupação pelas proporções que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida estava a adquirir a nível mundial. A Organização Mundial de Saúde já havia declarado o dia 1 de Dezembro de 1988 Dia Mundial da SIDA. Com a sua resolução, a Assembleia apenas quis reforçar a importância de se investir no combate à doença.

 

Elegeu-se o 1 de Dezembro porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado neste dia em 1981. A ideia de dedicar um dia à luta contra o sida no mundo surgiu na Cimeira Mundial de Ministérios da Saúde de 1988. Desde então, a iniciativa tem sido abraçada pelos governos de diferentes países e organizações internacionais de todo o planeta.


A comemoração da data tem como objectivo despertar os estados, os governos e as sociedades civis das nações, para o perigo que o flagelo representa, tendo em conta a natureza da infecção e a capacidade da sua rápida propagação entre as populações humanas.  Estima-se que, actualmente, cerca de 40 milhões de pessoas, em todo o mundo, vivem com o vírus VIH.


A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, defendeu ontem que a luta contra a sida só será possível quando se puser fim à discriminação dos portadores do VIH.


Aquela responsável recordou que as populações mais vulneráveis ao VIH são muitas vezes as mesmas populações que estão mais sujeitas às violações dos direitos humanos, pelo que as políticas e programas de combate à doença no sector da saúde devem promover estes direitos. 

"Qualquer resposta ao VIH necessita que se garanta o respeito pelos direitos humanos. O direito à saúde é básico para actuar contra o VIH", afirmou Margaret Chan.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/luta+contra+a+sida+depende+do+fim+da+discriminacao+defende+oms.htm

 

Já se perguntou qual poderá ser o seu contributo na luta contra esta doença?

publicado por essmo-becre às 05:48
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Toda a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em nova edição, com inéditos da autora. A presente edição reúne toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. O presente volume inclui alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional. [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. A Água, a poesia e a flor...

. Dia Mundial da Poesia em ...

. DIA MUNDIAL DA POESIA 201...

. "Navegações" de Sophia d...

. Dia mundial da poesia | ...

. CNC assinala ao longo do ...

. Ativismo - Amnistia Inter...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags