Sábado, 30 de Outubro de 2010

Ana Saldanha - uma escritora na escola

Pretendíamos encerrar as comemorações do Mês internacional da Biblioteca Escolar da melhor forma e parece que conseguimos (passe a presunção!).

 

Tivemos, finalmente, a escritora Ana Saldanha connosco.

Houve um primeiro encontro, uma primeira conversa, que decorreu na nossa própria biblioteca e que se estabeleceu entre a Ana Saldanha e os alunos das turmas C e D do 11º ano, não sem que um aluno do 7º ano se "infiltrasse" entre eles. Aliás, este aluno em muito contribuiu para a qualidade das questões colocadas à escritora.

Se esta conversa com os alunos "mais velhos" se centrou, essencial mas não exclusivamente, no livro "Para maiores de 16", a conversa que teve lugar, no dia seguinte, no auditório da Biblioteca Municipal, destinada a alunos dos 6ºs e 7º anos da nossa escola e da escola D. Nuno Álvares Pereira, teve um carácter muito mais abrangente no que toca à obra bibliográfica de Ana Saldanha.

 

Estivemos presentes em ambas as situações e gostámos.

Gostámos do à vontade da escritora e da participação, ainda que contida, dos nossos alunos. Estes tiveram por trás da sua participação as respectivas professoras de Português/Língua Portuguesa, nomeadamente, Maria Fernanda Cruz (11º ano), Lina Damásio, Maria do Céu Baião e Margarida Mela (7ºs anos). Foi com elas que se prepararam para questionar Ana Saldanha e se inteiraram da sua obra.

 

Gostámos do que Ana Saldanha nos leu e da forma como, através do seu entusiasmo, incentivou os nossos alunos para a leitura que era, aliás, o nosso objectivo.

 

Esperamos que, caso consigamos que outros escritores venham à nossa escola no decorrer deste ano lectivo, haja um envolvimento mais participativo dos nossos alunos.

 

Até lá, ficam alguns registos da passagem de Ana Saldanha pela nossa escola.

 

 

 

 

A equipa da BE agradece às professoras e aos alunos que participaram nesta actividade, à Livraria Ao Pé das Letras, aos professores bibliotecários das Escolas de Sta Iria, Gualdim Pais e D. Nuno Álvares Pereira que connosco planearam esta actividade e, por último, agradecemos à escritora Ana Saldanha a disponibilidade manifestada.

publicado por essmo-becre às 10:44
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

. Dia da Internet +Segura 2...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Fevereiro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28

.tags

. todas as tags