Sábado, 19 de Junho de 2010

José Saramago - Nobel da Literatura 1998

José Saramago , amado por uns, odiado (ou quase) por outros, deixou uma marca indelével na nossa literatura. Para além da sua obra literária, que eu aprecio de facto, deixou o país radiante quando, em 1998, recebeu o prémio máximo da literatura mundial: o Prémio Nobel.

José Saramago

 

 

Morreu ontem. Mas, como afirmou um dia, ao morrer apenas deixou de estar aqui. No entanto, segundo ele, haveremos de nos encontrar num qualquer outro lado.

E se incitar à (re)leitura dos seus livros é o que se espera que eu faça neste momento, apetece-me transcrever uma citação do Livro dos Conselhos que Saramago colocou (ou permitiu que colocassem) na contracapa da  2ª edição da Caminho do seu famoso Ensaio sobre a Cegueira: Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. 

Saramago, olhou à sua volta. Viu. E reparou. E, felizmente, criou.

 

E se me é permitido agora aconselhar a leitura dos livros de José Saramago, destaco dois: O Ensaio sobre a Cegueira e Memorial do Convento. Ou deveria destacar O Evangelho Segundo Jesus Cristo? Ou Caim? Ou A Jangada de Pedra? E por que não A Viagem do Elefante? Ou Poemas   Possíveis? Talvez até O Ano da Morte de Ricardo Reis ou, o menos conhecido mas não menos interessante, A Caverna.

Bom! Leiam qualquer um.

Saramago morreu. Viva Saramago! 

Maria de Deus Monteiro 

publicado por essmo-becre às 23:15
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Os livros

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags