Segunda-feira, 7 de Junho de 2010

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

História  do  10  de  Junho,

dia em que se presta uma justa homenagem a Camões, a Portugal e às Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo.

________________________________________________________

 

As comemorações do dia 10 de Junho realizam-se, este ano, na cidade de Faro.

 

 

A história das Comemorações do 10 de Junho remonta ao ano de 1933. Foi nessa época que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional, uma forma de reconhecimento e homenagem ao poeta português Luís Vaz de Camões.


Mas para percebermos a história da celebração das datas que hoje se traduzem em feriados nacionais ou municipais, temos que fazer uma viagem no tempo até 5 de Outubro de 1910, data da implantação da república portuguesa. Nessa altura foram elaborados alguns trabalhos legislativos com vista à transição da monarquia para a república. Por essa via, logo no dia 12 de Outubro foi publicado um decreto que definia os feriados nacionais.


O decreto de 12 de Outubro confere ainda “aos municípios e concelhos a possibilidade de escolherem um dia do ano que representasse as suas festas tradicionais e municipais”. Por essa via se celebra no dia 19 de Março o feriado Municipal, dia de São José, que também se traduz nas Festas organizadas em honra de São José, padroeiro da Cidade. Se olharmos para o calendário vemos que em Lisboa o feriado municipal tem lugar a 13 de Junho, em honra de Santo António.

 
Nesta altura, embora saibamos a importância que teve o poeta para a língua e literatura portuguesas, perguntamo-nos porquê Camões e não outra personalidade? A resposta a esta questão retórica, encontramos no simbolismo atribuído pelos republicanos a Luís Vaz de Camões, “o génio da pátria”. Era desta forma que definiam o autor de “Os Lusíadas”, considerando que Camões “representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial”. Há mesmo quem considere Luís Vaz de Camões o pai da Língua Portuguesa, pela riqueza que ofereceu ao vocabulário português, onde figuram mais de uma centena de vocábulos.


Assim o 10 de Junho é o Dia de Camões pela homenagem que se presta ao autor português pela sua genialidade, nomeadamente pela sua obra “Os Lusíadas” que foi traduzida e publicada em diversas línguas, servindo como um dos maiores veículos para a expansão da Língua Portuguesa.


No dia 10 de Junho comemora-se também o Dia de Portugal, data em que a Presidência da República pretende “dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa”.


A 10 de Junho assinala-se ainda o Dia das Comunidades Portuguesas, uma homenagem aos cerca de cinco milhões de portugueses espalhados por 132 países, no Mundo.

 

http://www.farodiadeportugal2010.com

publicado por essmo-becre às 17:19
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags