Segunda-feira, 3 de Maio de 2010

Concurso Nacional de Leitura - 2010

Participação da ESSMO no Concurso Nacional de leitura

 

             O concurso Nacional de Leitura é um evento relevante na promoção de hábitos de leitura e, todos os anos, conta com a participação entusiástica de imensos alunos de escolas de todo o país.

Este concurso desenvolve-se em três fases - a nível de escola, distrital e nacional. A eliminatória da primeira fase decorreu a 6 de Janeiro. A equipa da BE/CRE da nossa escola planificou e coordenou com brio as provas, que contaram com a participação de 34 concorrentes (ensino básico e secundário). Dos seis alunos apurados, apenas os alunos Pedro Silva (7ºC), Afonso Mendes (9ºB) e André Alves (11ºF) representaram a nossa escola, a nível do 3º ciclo e Secundário, no dia 11 de Março, no teatro Sá da Bandeira, em Santarém. As obras pré-seleccionadas e de leitura obrigatória foram o “Diário de Anne Frank” e “Os Bichos” de Miguel Torga, para o 3º ciclo e “O Amor de Perdição” de Camilo de Castelo Branco e “Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway, a nível do secundário. As provas eliminatórias, na capital de distrito, dividiram-se em três fases. A primeira prova consistiu em questões de escolha múltipla, sobre as obras estudadas, a segunda na produção textual, onde os candidatos relacionaram duas palavras dadas pelo júri, demonstrando o conhecimento (profundo) das obras. Por último, os mais pontuados realizaram uma prova de leitura expressiva.

Os nossos estóicos concorrentes, apesar do prazo diminuto para a leitura de obras integrais e a época conturbada de testes, representaram com afinco a nossa escola. Não tendo passado à fase final, estes alunos confessam que o mais relevante foi a partilha do gosto pela leitura, o convívio salutar e a certeza que se viveu uma experiência inesquecível.

Parabéns a todos os participantes! E não se esqueçam – ler vale sempre a pena!

 

Margarida  Mela (Profª. de Língua Portuguesa/Português)

publicado por essmo-becre às 15:48
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

. Dia da Internet +Segura 2...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Fevereiro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28

.tags

. todas as tags