Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

Edgar Allan Poe e o Modernismo em Portugal

Completam-se, neste ano de 2009, 200 anos sobre a data de nascimento de Edgar Allan Poe e 160 sobre a data da sua morte. A influência que teve em Portugal (nomeadamente em dois momentos diferenciados da Literatura Portuguesa) em escritores, como Eça de Queirós, Teófilo Braga e Antero de Quental ou Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro, é motivo suficiente para uma justa homenagem ao “autor maldito” e, simultaneamente, para um primeiro movimento de discussão literária do Núcleo de Estudos do Modernismo em Língua Portuguesa.

Cobrindo aspectos, como a poética, a poesia e o romance fantástico e publicitário (ou de raciocínio, como queria Pessoa) da obra de Edgar Allan Poe; alargando a discussão a outras dimensões da cultura, como o cinema, entendemos este Encontro como um foco inicial para desenvolvimentos futuros, traçado, neste momento, como uma sequência horizontal de discussão tertuliana, centrada em pontos essenciais do diálogo entre Edgar Poe e a Literatura Portuguesa e entre Edgar Poe e outras linguagens.

ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Estudos do Modernismo em Língua Portuguesa 
Universidade Fernando Pessoa
publicado por essmo-becre às 23:55
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags