Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Chegada do HOMEM à LUA

Há 50 anos, o homem pisava a lua, na missão Apollo 11 da NASA.

Os antigos astronautas Buzz Aldrin e Charlie Duke assistiram à estreia de "Apollo 11," um espetáculo imersivo, em exibição no estádio Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos.

 

Buzz Aldrin é o último sobrevivente da equipa que aterrou na superfície lunar. A 20 de julho de 1969, ele pisou a lua, cerca de 20 minutos depois de Neil Armstrong ter dado o primeiro passo que ficou para a história.

Mas se os astronautas ficaram como os rostos da missão, houve toda uma equipa a trabalhar para alcançar este objetivo. "Nós éramos tão jovens... Acho que não sabíamos que podíamos falhar. Por isso, fizemo-lo. E os astronautas e a equipa do Centro de Controlo da Missão foram colegas fantásticos. Eles controlavam tudo, nós aí não podíamos fazer nada, mas tínhamos muito mais informações no terreno do que eles", relembra o ex-diretor de voos da NASA, Gerry Griffin.

Na altura, apenas uma mulher, Joann Morgan, participou no lançamento do Saturno V, que colocou a missão Apollo 11 em órbita: "Estive envolvida em imensos testes, aliás, em quase todos... reuniões, planeamento pré-lançamento, revisões de procedimentos. Eu era a única mulher na sala".

No início deste ano, a NASA anunciou o programa Artémis, para levar astronautas à Lua até 2024. O objetivo é usar a superfície lunar como campo de treino para uma eventual exploração de Marte.

https://images.app.goo.gl/YAQK1bNbMaQCwrpM9

 

That's one small step for a man, one giant leap for mankind”, diria Neil Armstrong ao dar o primeiro passo sobre a superfície lunar, no histórico dia 20 de Julho de 1969. 

 

602x338_cmsv2_aa8fc132-3865-5f04-a64c-7ca4408f6fdd

 

Fontes:

 https://pt.euronews.com/2019/07/16/os-50-anos-da-chegada-do-homem-a-lua

https://www.google.com/?mlLightbox=1

https://www.publico.pt/2019/07/13/ciencia/noticia/50-anos-ida-lua-salto-gigantesco-humanidade-mao-portuguesa-1879792

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.