Também o Governo português fez questão de não esquecer a data e evocou os homens e mulheres que impediram o extermínio de pessoas perseguidas pelo regime nazi e reiterou o "firme compromisso" de Portugal em "manter viva a memória do Holocausto".
O Governo evocou este sábado os homens e mulheres que impediram o extermínio de pessoas perseguidas pelo regime nazi e reiterou o “firme compromisso” de Portugal “manter viva a memória do Holocausto”, para que não volte a repetir-se.
No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o governo português afirma, em comunicado, que se junta “a todos os que se recusam esquecer e que prestam homenagem às vítimas do extermínio e da desumanidade nazi”. São também evocados os “homens e Mulheres que, pela sua coragem e altruísmo, resgataram da morte milhares de judeus e outras vítimas do ódio nazi”.
O Governo aponta como exemplo os diplomatas portugueses Aristides de Sousa Mendes, Alberto Teixeira Branquinho e Carlos Sampaio Garrido, bem com o padre Joaquim Carreira.
Setenta e três anos após a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, o Governo defende que é preciso continuar a investir na educação, no respeito pelos direitos humanos para “manter viva a memória daqueles que padeceram durante o Holocausto e para garantir que nunca mais venha acontecer”.
É igualmente necessário continuar a investir “na defesa intransigente da dignidade de todas as pessoas e na luta contra o ódio, a intolerância, a xenofobia, o racismo, o antissemitismo e o preconceito”, defende, considerando que “este é um dever de todos”.
“Enquanto membro observador da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto, Portugal reitera o firme compromisso de manter viva a memória do Holocausto contribuindo para que não se repita nunca mais”, sublinha no comunicado.
A Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, também assinalou a data, lembrando que esta visa “homenagear os milhões de pessoas mortas e o seu sofrimento e preservar a memória deste acontecimento na história mundial”.
Num comunicado publicado no site da instituição, a Provedora de Justiça recorda “as vítimas, a violação dos direitos mais básicos, o racismo, a perseguição, a aniquilação de comunidades nacionais, étnicas e religiosas e a desumanização do outro” durante o Holocausto.
Fonte: http://observador.pt/
Quando referrimos o património cultural, há a tentação de pensar que falamos de antigualhas, de coisas do passado, irremediavelmente perdidas. Puro engano! Referimo-nos à memória viva, seja referida a monumentos, sítios, tradições, seja constituída por acervos de museus, bibliotecas e arquivos. Tratamos de conhecimentos ou de expressões da criatividade humana... Ter memória é, assim, respeitarmo-nos. Cuidar do que recebemos é dar atenção, é não deixar ao abandono. Daí a presente obra procure aliar a ideia de peregrinação, no sentido da demanda de outros lugares e de outras gentes, através da sua história, como se já fizera em "Na Senda de Fernão Mendes", à memória da cultura e da língua portuguesa, como língua de várias culturas e cultura de várias línguas. Neste Ano Europeu do Património Cultural trata-se de um apelo a que a cultura seja compromisso, cuidado, atenção e conhecimento.
Fonte:"https://www.fnac.pt/"
. Doc's Orientadores da BE/CRE . Plano de ação-em conformidade com o GTC . Acordo Ortográfico . A Nova Ortografia - segundo o Priberam . Informações sobre aplicação do acordo ortográfico . Verificador ortográfico para Microsoft Office (2007 e 2010) . Escritores Portugueses . Livros e Leituras . Ebooks . Revistas e Jornais . GRANTA . LER . National Geographic - Portugal . NOESIS . Scientific American (inglês) . Literacias . Plano Nacional de Leitura . PNL . Bibliotecas Escolares de Tomar . E.B. 2,3 D. Nuno Álvares Pereira . Rede de Bibliotecas de Tomar . BE EB2,3 Gualdim Pais - António Torrado . Centro de Documentação, Arquivo e Biblioteca - IPT . Rede de Bibliotecas Escolares . Bibliotecas de Lisboa . Voluntários de Leitura . Direitos Humanos . Declaração Universal dos Direitos do Homem . Bibliotecas Digitais . Bibl. Centro Científico e Cultural de Macau . Biblioteca de Arte da Gulbenkian . Biblioteca digital da Direção geral da educação . Biblioteca Digital da FL Univ. Porto . Biblioteca Digital de Botânica - FCTUC . Biblioteca Digital do Alentejo . Biblioteca Geral Digital - Univ. Coimbra . Europeana-Bib.Digital Europeia . Hemeroteca Digital - CM Lisboa . RCAAP-Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal . Educação . Agrupamento de Escolas TOMAR . Exposições . Tarefas infinitas. Quando o livro e a arte se ilimitam . Fundações . Fund. Francisco Manuel dos Santos . Instituições . Direção Geral do Património Cultural . Instituto Nacional de Estatística (INE) . Livros e autores (TV e vídeos) . Clássicos portugueses (SIC-Notícias) . Um Poema por Semana (programa RTP2) . Museus . Centro de Arte Moderna - Fund. Calouste Gulbenkian . Museu da Ciência da Universidade de Coimbra . Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea . Museu dos Fósforos «Aquiles da Mota Lima» . Museu Hebraico Abraão Zacuto . Museu Nacional de Arqueologia . Museu Nacional de Arte Antiga . Museu Nacional de História Natural e da Ciência . Museu Nacional de Machado de Castro . Museu Nacional do Teatro e da Dança . Museu Nacional Soares dos Reis . Newsletters . Património Imaterial . Sites interessantes . 80 links para quem trabalha com palavras . Blogues interessantes . EPHEMERA- José Pacheco Pereira . Seraler . Ciência . Recursos educativos . RCAAP-repositório científico .pesquisar
.Abril 2018
.Rádio miúdos
https://www.radiomiudos.pt/
.links
.Música