Sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

Nobel da Literatura

A Real Academia Sueca de Ciências atribuiu hoje o Nobel da Literatura 2009 à alemã Herta Müller. Uma escritora que "soube descrever a paisagem dos espoliados".

 

António Guerreiro (www.expresso.pt)
11:52 Quinta-feira, 8 de Out de 2009

 

Herta Müller é a 12.ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura
Herta Müller é a 12.ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura
Klaus-Dietmar Gabbert/EPA

 

"Ainda não está na minha cabeça, não esperava, estava certa de que não se passaria nada, ainda não consigo falar, é muito cedo, preciso de tempo para ordenar isto". Foi assim que a autora de origem romena, 56 anos, prémio Nobel da Literatura reagiu em conferência de imprensa improvisada na pequena delegação da Associação dos Editores e Livreiros Alemães.

"Agora estou a pensar que quem ganhou não fui eu, foram livros, e não a minha pessoa, e julgo que é a melhor forma de lidar com a situação", acrescentou Herta Müller, pouco à vontade perante dezenas de objectivas fotográficas e câmaras de televisão.

Nascida em 1953, na Roménia, no seio de uma minoria de língua alemã, Herta Müller refugiou-se na Alemanha em 1987, para fugir ao regime de Ceausescu, com o qual sempre se recusou a colaborar. Por isso, esta mulher que estudou filologia germânica e românica teve de viver como tradutora.

A vida quotidiana sob o regime comunista forneceu-lhe a matéria para os livros que a projectaram como um dos nomes mais importantes da literatura de língua alemã da actualidade.

Publicou a primeira obra em 1982. Intitulada "Niederungen" (Terras Baixas) foi censurada pelo regime de Ceausescu. Em 1984, a versão original acabaria por ser publicada na Alemanha, projectando a sua escrita além fronteiras (ver relacionados no final do texto).

A Academia sueca, justificando a sua decisão, fala de uma escritora que "soube descrever a paisagem dos espoliados". Mais uma vez, trata-se de uma justificação que tem em conta razões políticas e humanistas.

Herta Müller vive actualmente em Berlim e ganhou alguns dos mais importantes prémios literários alemães, nomeadamente o Prémio Büchner.

É a 12.ª mulher a ser distinguida com o Prémio Nobel e o 13.º escritor de língua alemã que o obtém. Foi, aliás, por via de uma outra mulher escritora, a austríaca Elfriede Jelinek, que o Prémio Nobel tinha distinguido, em 2004, pela última vez, a literatura de língua alemã.

Em Portugal, Herta Müller tem dois livros traduzidos: "O Homem É um Grande Faisão Sobre a Terra" (Cotovia, 1993) e "A Terra das Ameixas Verdes" (Difel, 1999), ambos esgotados.

 

in http://aeiou.expresso.pt/nobel-da-literatura-para-herta-muller=f540144

 

Para saber mais, clique aqui

 

 

publicado por essmo-becre às 00:08
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Toda a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em nova edição, com inéditos da autora. A presente edição reúne toda a obra poética de Sophia de Mello Breyner Andresen, seguindo e atualizando os critérios de fixação de texto adotados nas edições anteriores, graças ao notável trabalho de Maria Andresen de Sousa Tavares e Carlos Mendes de Sousa, que assinam, respetivamente, o prefácio a esta edição, e a Nota de Edição. O presente volume inclui alguns poemas inéditos que integram o espólio da autora, em depósito na Biblioteca Nacional. [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. A Água, a poesia e a flor...

. Dia Mundial da Poesia em ...

. DIA MUNDIAL DA POESIA 201...

. "Navegações" de Sophia d...

. Dia mundial da poesia | ...

. CNC assinala ao longo do ...

. Ativismo - Amnistia Inter...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags