Sábado, 3 de Outubro de 2009

Há vida na biblioteca

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a VISÃO Júnior organizam um concurso em que desafiam as escolas a fazerem reportagens sobre as suas bibliotecas.

 

O desafio é-nos lançado formalmente no site da Visão Júnior.

Perguntam-nos se já fomos à biblioteca da nossa escola e se costumamos frequentá-la.

E continuam, afirmando (como se nós ainda não soubéssemos!) que as bibliotecas podem ser sítios muito interessantes. Antes do mais, porque estão cheias de livros, esses objectos maravilhosos com que aprendemos, sonhamos e viajamos sem sair do lugar. E, hoje, a maior parte das bibliotecas são locais agradáveis e com actividades muito interessantes.

O concurso é-nos depois apresentado.

 

Porque ler é um prazer – e ter um local onde ir buscar livros é um enorme privilégio – , a VISÃO Júnior e o Plano Nacional de Leitura, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, organizam uma iniciativa que permite que todos fiquemos a conhecer melhor o que se passa nas bibliotecas das escolas – e permite, a quem participar, treinar ferramentas utilizadas diariamente pelos jornalistas (e que também são muito úteis nos trabalhos da escola).

Há Vida na Biblioteca está aberto à participação de todas as escolas do ensino básico. Cada escola poderá participar com o número de equipas que quiser, devendo haver um professor responsável por cada uma das equipas. A iniciativa desenrolar-se-á em três fases.

- Mostra que és bom a ler – Novembro. Responder a três perguntas sobre o conteúdo da VISÃO Júnior desse mês, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares.
As perguntas serão colocadas aqui no site

- Mostra que és bom a resumir – Janeiro e Fevereiro. Resumir um artigo publicado na VISÃO Júnior.

- Mostra que és bom a escrever – durante todo o ano lectivo, com prazo de entrega até final de Abril. Cada equipa fará uma reportagem sobre a sua biblioteca.

A VISÃO Júnior disponibilizará no site, a partir do final de Novembro, indicações sobre como preparar uma reportagem e como escrevê-la.

A melhor reportagem será publicada na VISÃO Júnior de Junho e a equipa/turma que a realizou terá a possibilidade de fazer uma visita de estudo à redacção da revista. Todas as outras reportagens serão disponibilizadas no site da VISÃO Júnior, que criará uma zona específica para o efeito.


Como se inscrever?

Basta enviar um e-mail para
vjunior@impresa.pt , indicando o nome do professor responsável pelo grupo, o nome de todos os participantes e o nome e contactos da escola, além do nome da equipa, se esta quiser criar um nome para si própria. As inscrições estão abertas até 27 de Novembro.

 

Adaptado do texto publicado no Sítio da  VISÃO JÚNIOR em 1 de Outubro de 2009

 

 

Agora tudo depende de si.

O desafio está lançado.

Forme uma equipa. Fale com um dos seus professores e saiba que tem o apoio da equipa da BE.

Participe!

Boa sorte!

 

Para mais informações consulte http://aeiou.visaojunior.visao.pt/default.asp?CpContentId=335185

publicado por essmo-becre às 03:54
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags