Sexta-feira, 24 de Abril de 2009

Lousal, 24

Na véspera do 25 de Abril, a BECRE da ESSMO tem o privilégio de poder oferecer aos seus leitores um conto inédito da professora Emília Carmona.

 

A autora deste conto é professora na ESSMO há já vários anos. Nasceu em Santiago do Cacém, mas integra os quadros do Liceu Nacional de Tomar / Esc. Sec. Stª. Maria do Olival, desde 22 de Novembro de 1974. Desempenhou ao longo destes anos quase todos os cargos possíveis de serem desempenhados por um professor (Directora de Turma, Delegada de Grupo, Vice-presidente do Conselho Directivo, Presidente do Conselho Directivo, Directora de Instalações, dinamizadora da variadíssimo projectos, entre os quais a revista "reTomar").

Reconhecida pela excelência do seu trabalho pedagógico enquanto professora e pela competência científica do seu saber histórico, revelou, esta semana (durante a conferência "Da ditadura è democracia - Olhares nossos" que decorreu na Biblioteca Municipal no passado dia 21) um talento que muitos lhe desconheciam: o de escritora.

 

"Lousal,24" trata-se de um pequeno conto que recorda, através do olhar inteligente e meigo de uma menina, a perseguição gratuita e violenta de que muitos eram alvo antes do 25 de Abril.

 

Decididamente, a ler!

 

Lousal, 24

 

publicado por essmo-becre às 14:45
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De MARIA DE DEUS a 26 de Abril de 2009 às 01:58
noctivando pela imensidão da www, dei uma espreitadela ao blog. estás de parabéns.
hoje fui ouvir a Emília a ler o Lousal.
touché!

Comentar post

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

«Uma das obras mais notáveis de Agustina Bessa-Luís, O Susto é um roman à clef, um romance cujas personagens são modeladas em pessoas reais. O protagonista, José Midões, é o poeta Teixeira de Pascoaes. Agustina Bessa-Luís descreve-o como uma figura excepcional, acima de todos os contemporâneos, e não esconde o fascínio que Pascoaes lhe inspira. (...) Se todos os livros têm o seu destino, o deste romance é duplo. A sua recepção por leitores e pares, e as consequências dessa acidentada recepção, tiveram efeitos consideráveis na carreira da autora, que merecem ser descritos. [...]» Do Prefácio de António Feijó Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Os livros

. Semana da Leitura 2019

. Evolucionismo | casa das ...

. MILD - Manual de Instruçõ...

. Licenças creative commons...

. Seguranet: alguns recurso...

. Internet Segura

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Março 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags