Quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Biodiversidade - a água e a vida

No dia 14 de Novembro de 2008 realizar-se-á em Tomar a 5ª Edição da actividade – A BIODIVERSIDADE.


A Escola Secundária/3 Santa Maria do Olival e o Professor Dr. Jorge Paiva convidam todos aqueles que queiram participar nesta experiência cultural cujo programa se segue: 
 
18h00 – Palestra: A Biodiversidade – Água e a vida 
Conferencista: Prof. Doutor Jorge Paiva

Qualquer pessoa sabe que precisa de comer para viver e crescer e que a comida é constituída por material biológico (vegetal e animal) muito diverso.  
É, também, do conhecimento geral, que sem água não há vida e que o corpo dos seres vivos é maioritariamente constituído por água. 
Qualquer pessoa sabe igualmente que a água potável é imprescindível à vida humana; que não se pode viver no meio do lixo; que a actividade industrial tem de ter regras de conduta para não poluir; que a atmosfera terrestre está repleta de gases tóxicos e que a concentração de gás carbónico (CO2) tem vindo a aumentar desmesuradamente, com os consequentes efeitos nefastos, etc. 
Praticamente toda a gente tem alguma consciência do que está a acontecer no Globo Terrestre, com o consequente risco de sobrevivência da nossa espécie, mas, a maioria das pessoas, não só não tem a educação ambiental necessária para entender o que se está a passar nem perceber que tem de mudar a sua maneira de estar na Terra. Enfim, há uma enorme  falta de civismo, fundamentalmente por culpa dos políticos mundiais, que se
preocupam essencialmente com o desenvolvimento económico. 
Não podemos continuar a poluir o Globo Terrestre como temos vindo a fazer, pois podemos atingir um estado de poluição tal que não será possível a vivência
humana nesta gigantesca gaiola que é a Terra. 
 
Sem água não há vida; sem água potável não há vida humana; sem a Biodiversidade não sobreviveremos no Globo Terrestre. 
Se conseguirmos, desta maneira, alertar e educar bem e claramente as pessoas, talvez as próximas gerações se tornem mais conscientes e sejam geridas por políticos não associados ao poder económico, de modo a preservar a Biodiversidade, a desperdiçar menos água, a consumir menos energia e a poluir o mínimo possível este Planeta onde a Humanidade se encontra engaiolada.

Prof. Doutor Jorge Paiva 

 Biodiversidade - a água e a vida

Grafismo da professora Helena Romero
publicado por essmo-becre às 10:48
link do post | comentar | favorito

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Tutorial - consulta do catálogo

>

.Sugestões

Autor galardoado com o Prémio de Vida e Obra na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) Como é que o cérebro constrói a mente? E como é que o cérebro torna essa mente consciente? Qual a estrutura necessária ao cérebro humano e qual a forma como tem de funcionar para que surjam mentes conscientes? [...] Fonte:"https://www.fnac.pt/"

.pesquisar

 

.links

.Rádio miúdos

https://www.radiomiudos.pt/

.Música

.posts recentes

. Dia do Autor Português

. 9 de Maio, Dia da Europa

. Dia da Europa 2019

. Dia da Europa

. Missão anti poluição: con...

. Dia Mundial do Livro: Con...

. Dia Mundial do Livro e d...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.Maio 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags