Terça-feira, 8 de Novembro de 2016

OS HOMENS NUNCA SABERÃO NADA DISTO, Pat R

PosterNUNOSTMARIA (1).jpg

 No passado dia 3, 5ª feira, contámos com a presença de Pat R na biblioteca da ESSMO que veio dar-nos a conhecer o seu mais recente livro, Os homens nunca saberão nada disto.

Pat R, é o nome artístico de Patrícia Ribeiro*, e a sua apresentação foi uma agradável surpresa.

O estilo original da sua escrita e as ilustrações que a acompanham, criaram-nos uma curiosidade imensa.

Influenciada pela cultura norte-americana (literatura, música, cinema), a sua história trata da “[…]história de uma família contada através do tempo e da música, pela voz dos dezoito filhos que poderiam ter resultado [de um encontro entre Ian e Jeannette], em que cada capítulo [é] situado numa época, numa vida, numa história“ e assenta em três símbolos: Música, Tempo e Mount Shasta. Para saber mais sobre esta história tão original, só mesmo lendo o livro!

A autora, na apresentação da sua obra, foi eloquente e, pelas imagens projetadas, a tentação de conhecer os livros foi crescendo até que houve oportunidade de os folhear, adquirir e até pedir um autógrafo à escritora. Tal como havia sugerido, foi num clima descontraído e intimista que a autora falou sobre o seu último romance, chegando a ler um pequeno trecho.

Pat R salientou a importância da imaginação na leitura e, à medida que nos foi descrevendo o seu processo criativo, alertou-nos para a inter-relação “natural” entre a escrita e a ilustração, realçando a sinergia entre a literatura e as diferentes artes. De todas as elas, a música, a par da arte ilustrativa, é sem dúvida a sua companheira de eleição.

A música é-lhe tão importante que nos sugeriu que vivêssemos musicalmente o livro. Vivência essa que é facilitada pelas referências musicais que surgem no decorrer da história e que estão compiladas no CD que integra o pack Os homens nunca saberão nada disto.

Na verdade, este pack inclui não só o livro mas, também, o referido CD, com as músicas que fazem parte das histórias de cada uma das personagens, cujos temas foram recreados por músicos a quem a autora endereçou convite, e ainda um caderno com todas as obras gráficas da publicação, de autores nacionais e estrangeiros que Pat R também convidou.

Nas duas sessões realizadas na biblioteca da nossa escola, estiveram presentes, às 8h30, duas turmas do Ensino Secundário (10º E e 11ºF), acompanhados pelos professores que com eles teriam aula nesses tempos letivos, Henrique Oliveira, Lina Damásio e Rosa Fernandes e, às 10h35, o 12º C veio acompanhado da sua professora de Português, Ana Maria Santos. Contámos ainda com a presença de dois outros professores da área disciplinar de artes, Antónia Rodrigues e Carlos Matos, que acharam muito interessante a abordagem inovadora de Pat R.

* Pat R, nome artístico de Patrícia Ribeiro, natural de Évora, Portugal. Viveu na cidade até aos dezoito anos, tendo-se mudado depois para Lisboa onde reside até ao momento. Tendo crescido num ambiente altamente influente a nível artístico, desde cedo desenvolveu um gosto particular pela música, cinema, fotografia e literatura.

Começou a escrever muito cedo, tendo completado o primeiro trabalho mais extenso aos 12 anos. A partir de então, dedicou-se, incessantemente, à escrita de argumentos, romances, poesia e contos, durante os anos de ensino secundário e de faculdade. A sua primeira publicação data de 2014.

Estudou Estudos Artísticos, Publicidade e Marketing e Cinema e, em 2014, decidiu dedicar-se exclusivamente à escrita.

publicado por essmo-becre às 16:46
link do post | comentar | favorito
|

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Sugestões

"O enredo tece-se em torno da trajectória de um médico psiquiatra, desde o início da manhã, quando inicia o seu trabalho no Hospital Miguel Bombarda, até às 5 da madrugada do dia seguinte, no seu apartamento do Monte Estoril. Entre o início e o fim do eixo narrativo, sucedem-se episódios que constituem o quotidiano do médico no decorrer desse dia. O primeiro livro de um autor que ao longo dos anos se impôs como um nome cimeiro na literatura portuguesa."

Fontes:http://www.fnac.pt/

.pesquisar

 

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links

.Música

.posts recentes

. Concurso Slogans alimenta...

. Prémio Nobel da Literatur...

. Como aceder ao catálogo b...

. Perfil dos alunos à saída...

. Teresa Calçada disserta s...

. NOVO ANO LETIVO

. Mia Couto 

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.tags

. todas as tags