Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Foram adicionados quatro novos elementos à Tabela Periódica

tabela-periodica-768x422.jpg

Fonte (imagem): http://observador.pt/

 

 

A tabela periódica tem mais quatro elementos. A sua existência foi comprovada oficialmente a 30 de Dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (UIQPA) e a inclusão destes elementos é a primeira desde 2011, altura em que entraram o 114 e o 116. Deste modo, a sétima fila da tabela ficou completa.

"A UIQPA já iniciou o processo para formalizar os nomes e símbolos para estes elementos, que foram temporariamente baptizados como Unúntrio (Uut ou elemento 113), Ununpêntio  (Uup ou elemento 115), Ununséptio (Uus ou elemento 117) e Ununóctio (Uuo ou elemento 118)", assegurou Jan Reedijk, presidente da divisão de Química Inorgânica da UIQPA.

Depois de considerarem as provas da investigação apresentadas pelos cientistas, a UIQPA creditou a descoberta dos elementos 115, 117 e 118 a uma equipa russo-americana, do Instituto Conjunto de Investigação Nuclear em Dubna, Rússia e do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos EUA.

Já o elemento 113 foi descoberto por uma equipa do Instituto Riken, no Japão. O feito fora também reclamado pelos russos e americanos.

Estes quatro elementos não existem na Natureza: são todos criados pelo Homem e só existem por fracções de segundo, antes de decaírem a outros elementos mais estáveis.  

 

Fonte (texto): http://www.sabado.pt/

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.