Segunda-feira, 8 de Junho de 2015

Dia Mundial dos Oceanos

c38c89509f.jpg

 

 

 

 

 

 

Oceano e clima -

Mensagem da UNESCO para o Dia Mundial dos Oceanos

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, pela ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho de 2015.

Oceano e clima

Um planeta sustentável não pode existir sem um oceano saudável. 

A poucos meses da 21ª Convenção-quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP21) e da formulação de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável global, esta mensagem nunca foi tão importante.

Com ou sem litoral, todo país e toda forma de vida depende da saúde do oceano e das funções desempenhadas por ele. Os oceanos estão no centro do sistema climático global, regulando o tempo e o clima, a concentração de gases na atmosfera – incluindo o oxigênio que respiramos, a ciclagem de nutrientes e o fornecimento de importantes recursos alimentares.

Enquanto os oceanógrafos lançam mão de novas tecnologias para observar esses processos dinâmicos, sabemos que os impactos da atividade humana – principalmente as emissões de gás carbônico, a hiperexploração de recursos e a poluição – degradaram os ecossistemas marinhos e ameaçam o papel regulatório do oceano. Aumento do nível do mar, capas de gelo derretendo, acidificação do oceano, zonas mortas, eflorescências algais nocivas, branqueamento de corais, o declínio da população de peixes e dos ecossistemas… todos esses fenômenos refletem consquências danosas que ocorrem em escala global e local.

Para melhor avaliar o impacto da atividade humana e para propor alternativas, a UNESCO trabalha para fomentar o poder da educação, da cultura, das ciências e da comunicação como multiplicadores do desenvolvimento, para compartilhar conhecimento com todas as sociedades sobre desenvolvimento sustentável e mudança climática. Por meio de nossa Comissão Oceanográfica Intergovernamental, estamos conduzindo sistemas de observação oceânica de valor incomparável para a pesquisa do clima – mobilizando especialistas para discutir novas descobertas e tendências sobre o aquecimento e a acidificação do oceano e explorando o papel dos oceanos na mitigação da mudança climática. Na ocasião deste Dia Mundial dos Oceanos, a UNESCO, com o apoio de Mônaco, da Suécia e da França, está organizando um evento de grande porte em sua sede em Paris sobre o papel do oceano no sistema climático antes das negociações globais sobre mudança climática.

A mudança climática está intrinsecamente ligada à mudança dos oceanos e nenhum país, sozinho, por mais poderoso que seja, pode dar conta de seus desafios. Neste Dia Mundial dos Oceanos, conclamo países-membros, a sociedade civil e o setor privado a juntar forças para despertar a conscientização e promover ação global quanto à importância dos oceanos no sistema climático global. 

 

Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/

 

oceanos 2015-3.PNG

 

tags:
publicado por essmo-becre às 03:28
link do post | comentar | favorito
|

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Sugestões

"O enredo tece-se em torno da trajectória de um médico psiquiatra, desde o início da manhã, quando inicia o seu trabalho no Hospital Miguel Bombarda, até às 5 da madrugada do dia seguinte, no seu apartamento do Monte Estoril. Entre o início e o fim do eixo narrativo, sucedem-se episódios que constituem o quotidiano do médico no decorrer desse dia. O primeiro livro de um autor que ao longo dos anos se impôs como um nome cimeiro na literatura portuguesa."

Fontes:http://www.fnac.pt/

.pesquisar

 

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.links

.Música

.posts recentes

. Ser o melhor do mundo é d...

. Concurso Slogans alimenta...

. Prémio Nobel da Literatur...

. Como aceder ao catálogo b...

. Perfil dos alunos à saída...

. Teresa Calçada disserta s...

. NOVO ANO LETIVO

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.tags

. todas as tags