Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Biblioteca Escolar / Centro de Recursos da ESSMO

O importante não é onde chegas, mas o caminho que percorres.

Citação do dia

Dia Internacional da Língua Materna

 

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em novembro de 1999. A 16 de maio de 2007 foi reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que apelou a todos os estados membro "para promover a preservação e proteção de todas as línguas utilizadas pelos povos do mundo". Pela mesma resolução, a Assembleia Geral proclamou 2008 como o Ano Internacional das Línguas, para promover a unidade na diversidade e compreensão internacional, através do multilinguismo e multiculturalismo.

 

O Dia Internacional da Língua Materna tem sido comemorado desde então, a 21 de fevereiro, para promover a diversidade e o pluralismo linguístico e cultural.

A data assinala o dia em que, em 1952, alunos se manifestaram pelo reconhecimento de sua língua, Bangla, como uma das duas línguas nacionais do então Paquistão. Nesse dia, foram baleados e mortos pela polícia em Dhaka, a capital do que é agora Bangladesh.

 

As línguas são os instrumentos mais poderosos para preservar e desenvolver o património material e imaterial. Todos os movimentos para promover a difusão da língua materna servirão, não só, para incentivar a diversidade linguística e a educação multilingue, mas também para desenvolver a consciência mais plena de tradições linguísticas e culturais em todo o mundo e inspirar a solidariedade baseada na compreensão, tolerância e diálogo.

 

 

O Dia Internacional da Língua Materna é uma oportunidade ideal para destacar a importância das línguas para a identidade individual ou de um grupo, como fundação de toda vida social, económica e cultural.

 

"A diretora da Unesco, Irina Bokova, lembra que as línguas garantem acesso ao conhecimento cultural e científico.

Por isso, o Dia Internacional da Língua Materna este ano foca-se na ligação entre a ciência e as línguas locais, como explicou à Rádio ONU, de Paris, a diretora de Ciência da Unesco, Lídia Brito.

"Para a Unesco, a língua é um fator fundamental, não só de disseminação da ciência, mas também um instrumento de colaboração científica. Trazer o papel da língua mãe no desenvolvimento científico dos países, das comunidades, pareceu-nos um tema bastante interessante para 2014. Uma parte deste tema está bastante ligada ao conhecimento tradicional, que é transmitido oralmente através dessas línguas."

Segundo Lídia Brito, a sede da Unesco em Paris abriga esta sexta-feira vários eventos para comemorar o Dia da Língua Materna. Lá, especialistas discutem o papel das línguas locais para a promoção do conhecimento tradicional e indígena.

A Unesco aproveita a data para realçar a importância do ensino da língua-mãe em comunidades bilíngues, em especial nos primeiros anos de aprendizagem da criança."

 

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese

 

 

“Línguas Conectam o Mundo”. Imagem: Unesco

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.