Quarta-feira, 6 de Maio de 2015

Dia do Geólogo 2015

dia geologo.png

 

Em 2014, no seguimento de uma iniciativa conjunta do Centro Ciência Viva de Estremoz, da Sociedade Geológica de Portugal e da Associação Portuguesa de Geólogos mas que rapidamente adquiriu uma dimensão nacional, comemorou-se no dia 30 de Maio pela primeira vez em Portugal o DIA DO GEÓLOGO com a participação empenhada da generalidade das instituições e associações nacionais activas no domínio das Ciências da Terra.

Com esta iniciativa procurou-se aumentar a visibilidade da Geologia e mostrar que o seu impacto na Sociedade é muito maior que a percepção que a generalidade das pessoas tem. A ideia foi promover por todo o país uma série de iniciativas nesse dia que decorreram sob uma mesma "chancela" de modo a permitir que o impacto fosse maior.

Tendo em vista os resultados do ano anterior, esta é sem dúvida uma iniciativa que deve adquirir um carácter anual procurando-se que no futuro consiga o máximo de impacto possível. Neste pressuposto e no seguimento de contactos com a SOCIEDAD GEOLÓGICA DE ESPAÑA, entendeu-se ser desejável associar o DIA DO GEÓLOGO ao GEOLODIA que os colegas espanhóis vêm comemorando desde há alguns anos em Espanha com objectivos semelhante e no qual realizam dezenas de saídas de campo de divulgação por todo o país. 
Decorrendo o GEOLODIA (http://www.sociedadgeologica.es/divulgacion_geolodia.html) no segundo fim-de-semana de Maio, resolveu-se que a partir de 2015 o DIA DO GEÓLOGO em Portugal passará a ser comemorado na 6ª feira anterior a este fim-de-semana o que daria uma dimensão ibérica à iniciativa possibilitando a proposta de actividades conjuntas. A razão para se propor que o DIA DO GEÓLOGO decorra à 6ª feira tem a ver com a necessidade de que o mesmo decorra num dia de semana, condição fundamental para incluir actividades com as escolas.


Também para 2015 estão previstas diversas iniciativas que podem ser consultadas em: 

http://www.poloestremoz.uevora.pt/diageo/2015/programa.php

 

 

publicado por essmo-becre às 11:02
link do post | comentar | favorito
|

.Citação do dia

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.Sugestões

"O enredo tece-se em torno da trajectória de um médico psiquiatra, desde o início da manhã, quando inicia o seu trabalho no Hospital Miguel Bombarda, até às 5 da madrugada do dia seguinte, no seu apartamento do Monte Estoril. Entre o início e o fim do eixo narrativo, sucedem-se episódios que constituem o quotidiano do médico no decorrer desse dia. O primeiro livro de um autor que ao longo dos anos se impôs como um nome cimeiro na literatura portuguesa."

Fontes:http://www.fnac.pt/

.pesquisar

 

.Outubro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

.links

.Música

.posts recentes

. Ser o melhor do mundo é d...

. Concurso Slogans alimenta...

. Prémio Nobel da Literatur...

. Como aceder ao catálogo b...

. Perfil dos alunos à saída...

. Teresa Calçada disserta s...

. NOVO ANO LETIVO

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.tags

. todas as tags