Segunda-feira, 1 de Outubro de 2012

Mês internacional das bibliotecas escolares

 

Segundo os princípios estabelecidos pela International Association of School Librarianship - IASL, o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares... ". O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 22 de outubro como o Dia da biblioteca escolar, permitindo, deste modo, às escolas a preparação atempada de atividades específicas a realizar nesse dia, independentemente das ações que possam levar a efeito noutros dias do mês.

Para celebrar esta data, a IASL propôs, como habitualmente, um tema aglutinador: Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro.

Uma chave para o passado, porque sem memória e transmissão do conhecimento seria impossível receber a herança e património de saberes, que hoje nos identifica a todos; uma chave para o presente, porque só através do domínio da informação e gestão do conhecimento, que configuram a nossa era, podemos dar continuidade a esse legado, enriquecê-lo e projetá-lo no tempo; uma chave para o futuro, porque este dependerá sempre da ação, expectativas e capacidade de gerir as mudanças com que o desejamos tecer.

As bibliotecas são uma das criações humanas que melhor cumprem este desígnio, de perpetuar, gerar e promover o conhecimento, no sentido de uma sociedade mais culta e instruída. A importância particular das bibliotecas no campo educativo faz delas uma das chaves maiores deste desígnio.

A RBE associa-se, deste modo, a este evento internacional, convidando todas as bibliotecas a inserirem no portal RBE, durante o mês de outubro, uma atividade que considerem significativa e ilustrativa do modo como comemoraram a data. À medida que forem sendo publicadas, a RBE divulgará nos Destaques algumas destas atividades.

 

Disponível em linha em URL:http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html. Acedido em 1 outubro 2012

 

tags: ,
publicado por essmo-becre às 09:56
link do post | comentar | favorito
|

.Citação do dia

.Sugestões

É um texto circunstancial no percurso intelectual de Sartre. Ele antecede um novo ciclo em sua investigação filosófica. As objeções à sua obra, que ele procura inventariar nessa conferência, por mais confusas e hostis que sejam, provocarão novas questões que serão tratadas mais tarde, após um livre amadurecimento, testemunhado, entre outras coisas, por seus escritos póstumos.

Fontes:http://www.fnac.pt/

.pesquisar

 

.Junho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
23
24
25
26
27
28
29
30

.Catálogo On-Line

Bibliotecas do Agrupamento

.links

.Música

.posts recentes

. Preparar os exames nacion...

. Jean-Paul Sartre

. Fernando Pessoa: poeta e ...

. "Os Maias", de Eça de Que...

. Manuel Alegre é o vencedo...

. Dia Internacional da Biod...

. Dia Mundial da Diversidad...

.subscrever feeds

.Visitantes

.Professor bibliotecário: ode

.tags

. todas as tags